Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, faz seminário para tratar da exploração de petróleo no Estado

Bittar 2004O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no Acre, deputado federal Márcio Bittar, apresentou em entrevista coletiva, na manhã de ontem, 19, o palestrante, Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá. Ele participou do seminário “Desa-fios e Oportunidades para o Acre”, realizado na noite desta sexta-feira, em Brasiléia.

Wilson Santos veio ao Acre para tratar de temas como gestão pública, distribuição de royalties do petróleo e seus impactos econômicos. Além destes assuntos, está na agenda do tucano a discussão sobre a prospecção de petróleo e gás natural no Estado. A rodada de seminários visa, também, fortalecer o debate para a construção de um projeto econômico e social para o Estado, visando às eleições de 2014.

“Acredito que não é um seminário, mas sim uma troca de experiência. Falaremos dos erros e acertos. O alvo do PSDB é distribuir riquezas, melhorar a renda e implantarmos aqui o que fizemos em Mato Grosso. Tornar o estado auto suficiente para que não dependa só de ajudas governamentais”, disse Wilson Santos.

Ele destacou a economia acreana e frisou que o Estado pode avançar, principalmente com a exploração de gás e petróleo, gerando emprego e renda. Sempre com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Já o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) ressaltou a importância de unir forças para grandes temas. Ele disse não entender porque alguns setores da política local o criticam quanto à sua atuação com relação a prospecção de petróleo e gás natural no Acre.

“Não é estranho coisa nenhuma. A questão da exploração de petróleo no Acre é um tema de interesse da população do Acre. Eu cito, por exemplo, a presidenta Dilma. Ela sempre vai a São Paulo tratar com o Alckmin sobre temas importantes. E aqui no Acre não pode ser diferente”, ressaltou o 1º secretário da Câmara Federal.

De acordo com o diretor regional do Instituto Teotônio Vilela, Francisco Nazareno, o trabalho do Instituto desde 2010 vem surtindo efeitos. “Intensificamos a rea-lização de seminários e palestras com o intercâmbio de experiências com líderes políticos e técnicos de renome nacional do PSDB. Estamos dando continuidade a este trabalho, agora com mais força, e temos a expectativa da vinda do senador Aloísio Nunes (PSDB/SP) e do presidenciável Aécio Neves (PSDB/MG) ainda este ano”.

Sair da versão mobile