Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-prefeito de Porto Velho e mais 4 pessoas são presas em operação nacional contra corrupção

 O Ministério Público e a Polícia Federal (PF) fizeram ontem (9) uma operação em 12 estados brasileiros para combater esquemas de corrupção em licitações públicas. A ação, coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, pretende cumprir 86 mandados de prisão, 311 de busca e apreensão, 65 de bloqueio de bens e 20 de afastamento das funções públicas. Participam da operação 144 promotores de Justiça e 1,2 mil policiais federais, rodoviários, civis, militares, além de servidores de tribunais de Contas, da CGU e das receitas Federal e estaduais.

 Os mandados estão sendo cumpridos na Bahia, no Ceará, Espírito Santo, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, no Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, em Rondônia e São Paulo.

 Em Rondônia, a operação resultou na prisão do ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), do candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições, Mário Sérgio e de mais 3 pessoas, entre elas um empresário.

 Sobrinho, que deixou o cargo no final de 2012, é acusado pelo MP de Rondônia de chefiar um esquema de desvio de recursos da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano durante o período em que a autarquia era presidida por Sérgio. Vinte pessoas também são suspeitas de envolvimento com o esquema.

 No estado, a operação deflagrada pelo MP estadual com apoio do TCE e das polícias Civil e Militar recebeu o nome de Luminus, numa alusão à destinação dos recursos, que seriam usados na iluminação das ruas de Porto Velho.  No estado, cerca de 90 policiais civis e militares cumprem mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além dos de bloqueio de bens e afastamento de funções públicas, expedidos pelo Tribunal de Justiça Estadual.

Sair da versão mobile