Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano discute com lideranças de oposição plano alternativo para 2014

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realizou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma reunião com todas as lideranças dos partidos que compõem a oposição no Estado. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) coordenou a reunião, que visou discutir, principalmente, o plano de governo para 2014. O encaminhamento foi à criação de um núcleo que reúna todos os partidos de oposição em um só pensamento.
Gov16
“Nossa ideia é que sentássemos em grupo e discutíssemos uma proposta de desenvolvimento para o Acre. E esta proposta foi elogiada. Todos concordaram. É evidente que vamos levar nossas ideias para serem discutidas com a comunidade, nas Câmaras de Vereadores, nos municípios e nas ruas”, pontuou o líder partidário.

Flaviano também defendeu que os partidos são livres para lançar suas candidaturas, embora ele tenha a opinião que uma candidatura única seja mais fortalecida. Para ele, neste momento é importante, primeiro, o plano de governo da oposição.

“Nada impede que os candidatos trabalhem seus nomes e estejam juntos. Primeiro, vamos discutir o plano de governo e depois lançarmos nomes. Na minha avaliação, e é uma avaliação de rua, onde tenho passado, o povo diz: se unam que vocês ganham as eleições”.

O parlamentar peemedebista citou, ainda, que a oposição quer o melhor para o Acre, sendo que todos os candidatos estão preparados para governar. “Ninguém disse, em nossa reunião, em sã consciência, que era candidato de qualquer jeito. Todos deixaram bem claro que querem o melhor para o Acre”, finalizou Flaviano Melo.

O senador Sérgio Petecão (PSD) disse que se sente tranquilo quanto aos rumos que a oposição está tomando a partir de agora. Afirmou, também, que a ‘união é necessária para a sobrevivência da oposição’.

“Respeitamos as múltiplas candidaturas, mas defendo uma candidatura que possa unir toda a oposição. Que não seja uma candidatura para agradar o Petecão ou o Márcio, mas um candidato que tenha um projeto comum a todos”, pontua Sérgio Petecão.

Já o deputado federal, Márcio Bittar, um dos possíveis nomes a disputar o governo em 2014, disse que a busca de um plano alternativo para o Acre é constante e que a reunião serviu para demonstrar a força da oposição. “Considero o encontro importante, pois se trata de um esforço conjunto de pessoas que estão do mesmo lado. Ligadas por muitos pontos convergentes e que sabem o quanto é importante construir um plano alternativo de governo”, salienta Bittar.

Quanto à uma candidatura sua ao governo, Bittar foi seguro em dizer que quer governar o Acre, mas entende que é necessário ouvir a voz da oposição. “Não é segredo para ninguém que quero ser governador do Acre e estou me preparando para isto. Mas não depende apenas da minha vontade. A minha vontade não irá se sobrepor a dos demais membros da oposição. Tem de ser uma decisão conjunta”.

Assim como o deputado Flaviano e o senador Sérgio Petecão, Márcio Bittar defende uma candidatura única. Para ele, é necessário argumentos sólidos para que defendam mais candidaturas para a oposição, ou seja, múltiplas candidaturas.

“Continuo sendo defensor da importância de uma candidatura única e até o momento não fui convencido do contrário, mas continuo aberto para ouvir argumentos que possam me convencer que múltiplas candidaturas seja mais salutar para o projeto”, finalizou o líder tucano.

Na reunião estiveram presentes além do deputado federal Flaviano Melo (PMDB/AC), o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e o deputado federal Márcio Bittar (PSDB/AC), compareceram, também, a deputada federal Antônia Lúcia (PSC/AC), o deputado estadual Wherles Rocha (PSDB), o deputado estadual Chagas Romão.

Sair da versão mobile