Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Manoel Moraes quer explicações da ANP sobre não exploração de Petróleo e Gás Natural no Alto Acre

O deputado Manoel Moraes (PSB) pautou o seu discurso na Aleac, na última quinta-feira, 18, na possível exploração de petróleo e gás natural na região do Vale do Juruá e no Alto Acre. O parlamentar questionou a atitude da Agência Nacional do Petróleo (ANP) por realizar chamadas públicas de leilão apenas para o Vale do Juruá. Moraes apresentou uma Indicação Parlamentar solicitando informações da ANP e da Casa Rosada, sede do Executivo Estadual.

“Eu fico surpreso porque não foi feito o leilão para a exploração de petróleo e gás natural no Alto Acre. Todos têm petróleo e muito gás natural. Quero saber da ANP e do governador o por quê?”, questionou o deputado socialista.

Ainda de acordo com o líder do PSB na Casa, a exploração no Vale do Acre vai proporcionar geração de emprego e melhoria das comunidades locais. Para ele, é imprescindível que assuntos como este entre na pauta de debates, pois  o Acre é um estado pobre e que precisa alavancar a sua economia, não ficando refém de repasses do FPE apenas.

“É um absurdo que o Acre está deixando de ganhar . Isso gera riquezas, gera divisas para o Estado. Não é com-preensivo que não seja feito um leilão lá no Alto Acre”, argumentou o parlamentar.

O deputado Eduardo Farias (PCdoB) informou ao colega parlamentar que o diretor da ANP virá ao Acre para debater essas questões sobre os leilões e outros assuntos da pasta. O deputado ressaltou, ainda, que “talvez tenhamos pouca governabilidade para explorarmos, agora, no Alto Acre”, finalizou Farias.

Sobre esse assunto, a oposição manifestou apoio ao governador Tião Viana (PT) que tem se empenhado para que a exploração do petróleo seja uma realidade no Estado. O deputado Chagas Romão (PMDB) disse, em seu pronunciamento, que esse é um assunto de interesse do povo acreano e foge a questões partidárias.

“Acredito que o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) está fazendo a sua parte quando propõe debater, no Alto Acre, esse tema. Acredito que ninguém está roubando a cena de ninguém. O governador está fazendo um esforço e aqui quero reconhecer. Isso é de interesse do povo do Acre”, frisou o peemedebista.

Sair da versão mobile