Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PAC da Mobilidade vai garantir mais recursos a Rio Branco

Em visita à Secretaria do Tesouro Nacional em Brasília na manhã desta terça-feira, o prefeito Marcus Alexandre, acompanhado do senador Jorge Viana, teve a garantia do Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, da autorização para a contratação da operação de crédito do PAC Mobilidade dentro do prazo de dez dias.

Na audiência o prefeito Marcus Alexandre tratou de três operações de crédito: PAC da Mobilidade, o Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e Programa Minha Casa Minha Vida e o Programa de Modernização da Administração Tributária – PMAT. O prefeito solicitou do secretário do Tesouro Nacional agilidade na contratação das operações de crédito, tendo em vista que no Acre as obras só podem ser realizadas durante o verão e que o rigor do inverno amazônico interferem seriamente o andamento das obras. O prefeito pediu o empenho do secretário nacional para que possamos contratar a operação de crédito já no mês de maio, realizar o processo licitatório em junho, para em julho iniciar as obras.

O curto período para trabalhar por causa do inverno amazônico e a urgência para executar as obras do PAC Mobilidade, fizeram o prefeito Marcus Alexandre se antecipar e solicitar audiência com o secretário do Tesouro Nacional para tratar do projeto de R$ 53 milhões do PAC Mobilidade, antes mesmo da autorização para a contratação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal aprovada pelos vereadores da Capital, o que aconteceu nesta terça-feira, na Câmara Municipal. “Precisamos nos antecipar para solicitar agilidade nas análises de contratação das operações de crédito que estão no STN porque o verão é curto em nossa região e temos pouco tempo para trabalhar. É importante ressaltar que essas operações de crédito só serão possíveis graças ao grande esforço do prefeito Angelim de manter nos últimos oito anos, as contas do município saneadas e regularizadas, o que nos permite realizar grandes investimentos para Rio Branco”. 

O líder do prefeito na Câmara, vereador Gabriel Forneck, relata que o projeto foi aprovado porque os vereadores entenderam a necessidade do empréstimo “e a prefeitura atende a todos os requisitos técnicos e financeiros para a contratação e execução dos projetos”.

PAC Mobilidade – O PAC da Mobilidade para Médias Cidades é destinado às obras de infraestrutura viária. Para a Prefeitura de Rio Branco serão destinados R$ 53 milhões que vão garantir o Projeto de Modernização dos Corredores de Transporte Coletivo, que prevê a construção de três estações de integração de ônibus; o alargamento e urbanização da Avenida Getúlio Vargas (do trecho que vai do Juventus até a rotatória do Posto Talma); o corredor da Estrada Apolônio Sales (da rotatória do Posto Talma até a mangueira); o corredor da Estrada da Floresta; a duplicação da Estrada da Sobral (trecho que vai da bifurcação da Estrada até a Ceasa).

O projeto deu entrada no Ministério das Cidades no ano passado pelo então prefeito Raimundo Angelim. Já na condição de prefeito eleito, Marcus Alexandre e Angelim, acompanhados de parlamentares acreanos, fizeram a apresentação técnica do projeto aos executivos do Governo Federal. A presidenta Dilma deu sinal verde para que dinheiro esteja na conta da prefeitura para que as obras então sejam iniciadas. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile