Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Perpétua se reúne com líderes de estudantes brasileiros na Bolívia

 A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e representantes consulares bolivianos se reuniram, na última sexta-feira, 5, em Cochabamba, Bolívia, com mais de 40 lideranças estudantis para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos mais de 17 mil brasileiros, sendo 6 mil acreanos, que cursam universidade em cidades bolivianas e elaboração de nova proposta para a validação de diplomas estrangeiros no Brasil.

 Durante o encontro, a parlamentar lembrou que há dez anos trabalha em favor dos brasileiros que residem fora do País e defendeu agilidade e atenção aos problemas vividos pela comunidade brasileira no exterior. “A avaliação dos títulos é importante e tem que ter regras claras e justas. Os exames de reconhecimento no Brasil têm que ser aplicados no nível de graduação, não de especialização. O REVALIDA não funciona porque suas provas são eliminatórias, quando deveriam ser de aferição de conhecimento, o que termina por submeter os estudantes a extorsão de universidades, que chegam a cobrar 20 reais por um longo processo de reconhecimento”, reclamou.

 Perpétua Almeida anunciou, ainda, que vai agendar encontro com o Embaixador da Bolívia no Brasil para informar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros e que se reunirá no próximo mês com representantes de estudantes que vivem em Santa Cruz, Bolívia, uma das maiores cidades universitárias com 10 mil estudantes, para outra rodada de debates e busca de soluções.

 Após os encontros na Bolívia, Perpétua Almeida promoverá em julho, na cidade acreana de Rio Branco, em parceria com governo e Assembléia Legislativa do estado, Ministério das Relações Exteriores e estudantes uma reunião para a construção de uma proposta de validação de diplomas estrangeiros e redução do déficit de médicos.

Sair da versão mobile