O prefeito Marcus Alexandre visitou nesta terça-feira, 2, o bairro do Taquari, um dos mais afetados pela cheia do rio Acre em Rio Branco. As ruas do bairro estão sendo limpas para receber as famílias que deixarão o parque de exposições para retornar às suas casas depois de vários dias no abrigo público.
Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) percorrem as ruas do bairro com serviços de capina, roçagem e remoção do entulho resultante da cheia. “É um esforço muito grande que Governo e Prefeitura estão fazendo para preparar o bairro para receber as famílias”, disse Marcus Alexandre. Ele lembrou que 40% dos abrigados no parque de exposições são moradores do Taquari.
O rio Acre vem vazando rapidamente e as famílias estão retomando a rotina em seus locais de moradia. No Taquari, o presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, esteve designado pelo prefeito como interlocutor entre a comunidade e a Prefeitura na operação de atendimento aos afetados pela enchente. “Distribuímos 600 kits de limpeza. As pessoas já deixarão o parque com o kit em mãos”, informou Rodrigo Forneck, que também coordenou a distribuição de água potável na região. Vários quintais estão sendo limpos pela Semsur, informou o titular da pasta, Kellyton Carvalho. Ele é também um dos coordenadores da Ação de Inverno, que mantém frentes de trabalho por toda a cidade para limpar vias públicas, desobstruir canais e bueiros, recuperar ruas e remover entulhos. Não fosse esse trabalho, realizado desde 2 de janeiro, as consequências da alagação teriam sido muito maiores.
A volta ao lar é algo marcante para quem sofreu com a alagação. Dona Margarida Rocha, que mora no número 342 da Travessa Lourival Ribeiro, passou uma semana no parque de exposições e relata que foi bem atendida e teve todas suas necessidades básicas supridas pela ação do Governo e da Prefeitura no abrigo. Desde a manhã desta terça-feira, 2, Margarida está de volta à casa –não sem antes de promover uma grande limpeza e desinfecção com o kit limpeza fornecido pela Prefeitura. “Está tudo muito bem. Voltei para casa, o pessoal está tirando o lixo das ruas e a gente foi bem ajudada no Parque”, afirmou ela.
Belo Jardim – Do Taquari o prefeito seguiu para o bairro do Belo Jardim II para visitar dona Francisca das Chagas Batalzar, cuja casa, localizada no número 131 da Travessa 6, passou por uma adaptação para melhorar a acessibilidade. Francisca é cadeirante e tinha dificuldades para subir a casa, construída a mais de um metro do solo, e a Prefeitura implantou uma rampa de madeira para facilitar a locomoção. “Muito obrigado a vocês”, agradeceu Francisca.