O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, assinou na manhã deste sábado, 27, a ordem de serviço para a reforma e ampliação do mercado municipal Eduardo Pinho, localizado no conjunto Rui Lino. Da solenidade participaram vereadores Roger Corrêa, Fernando Martins, Marcelo Jucá, Roselane, Gabriel Forneck, Marcelo Macedo, secretários, lideranças comunitárias, além da deputada Perpétua Almeida, autora da emenda parlamentar que destinou os recursos para a obra.
O prazo de execução da obra do mercado do Rui Lino é de 180 dias e os recursos serão da ordem de R$ 944.944,14 e terá contrapartida da prefeitura de Rio Branco. Ao todo, serão recuperados 23 boxes, dos quais atualmente somente 13 estão ocupados e a prefeitura abrirá licitação para a concessão de mais dez boxes.
O mercado do Rui Lino funciona há 21 anos e o prefeito Marcus Alexandre estará realizando a revitalização do local. Além dele, outros mercados municipais, como o do bairro Quinze, do Bosque e também do mercado Francisco Marinheiro, na Estação Experimental, serão recuperados.
Dos 23 boxes, quatro serão destinados a pensões e todos terão um tamanho padrão. Os espaços terão ainda acabamento de acordo com as normas da vigilância sanitária e todos eles contarão com forro em PVC, piso novo em granilite, telhas translúcidas nos corredores, exaustores na cobertura e banheiros, sendo que um deles será adaptado para portadores de necessidades especiais.
O prefeito Marcus Alexandre diz que a reforma dos mercados complementam as ações de fortalecimento da agricultura familiar. Citaque a prefeitura por meio da Emurb investe na melhoria de ramais, serviço que será intensificado com a patrulha mecanizada que a prefeitura vai receber do Governo do Estado por meio da Seaprof.
A meta é garantir a manutenção de 250 quilômetros de ramais no entorno de Rio Branco, como os da Estrada Transacreana. “É uma forma de dividir tarefas com o Governo do Estado e garantir a acessibilidade dos agricultores”, relata o prefeito.
Na solenidade do ato de assinatura da ordem de serviço, uma das permissionárias do mercado, Clarice Santos, que trabalha como cabeleireira no local há mais de dez anos, fez questão de lembrar as dificuldades que os comerciantes passaram por todo esse tempo. Agora, a prefeitura de Rio Branco quer incentivar novamente a comunidade a utilizar o mercado.
“Queria agradecer primeiramente a Deus e depois ao nosso prefeito Marcus Alexandre por estar tornando o nosso sonho em realidade, pois estamos resistindo aqui por muitos anos e todos nós permanecemos aqui somos guerreiros”, faz questão de dizer.
O prefeito Marcus Alexandre, por sua vez, fez questão de destacar que o governador Tião Viana tem sido um parceiro importante em muitas ações da prefeitura e, além do mercado, destacou o trabalho que será realizado nos bairros próximos agora durante o verão, com destaque para o relançamento do programa Ruas do Povo, que vai pavimentar ruas, realizar a drenagem, além de colocar as redes de água e esgoto no bairro.
“O prefeito Raimundo Angelim iniciou a reforma dos mercados municipais e se Deus quiser vamos concluir a reforma dos mercados que ainda faltam, como aqui o Rui Lino, o mercado do Bosque, o mercado do Quinze e também o mercado da Estação”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre. (Ascom PMRB)