Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana e prefeito assinam ordem de serviço para construção da UPA da Baixada

Governo e Prefeitura 2704Um dia muito especial para Rio Branco, mas principalmente para os moradores do bairro Sobral e todo seu entorno, a famosa Baixada da Sobral, o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, assinaram na manhã desta sexta, 26, na Semsur, a ordem de serviço da UPA da Sobral. Um investimento de R$ 2,2 milhões vindos do Ministério da Saúde e governo do Estado, erguida ao lado da Sem-sur, e que atenderá 17 bairros da Capital, cerca de 70 mil moradores. Atualmente, existem 2UPAs em Rio Branco.

“A Baixada é uma parte importante da história do Acre, muita gente forte do nosso estado veio daqui”, fez questão de afirmar o governador Tião Via-na, “e o prefeito Marcus Alexandre está cumprindo com sua palavra de campanha. Isso é uma honra. Essa UPA vai ser o fim de um tempo de incompreensão para com a comunidade, por não ter um atendimento médico perto de casa. Ainda falta muito na saúde, mas estamos lutando de consciência limpa. Estamos construindo essa UPA principalmente porque temos o apoio da presidente Dilma [Rousseff] e se Deus quiser, vamos estar com ela pronta até o Natal”.

Com 1.712m², a UPA Baixada da Sobral funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, terá sala de atendimento emergencial com quatro leitos, sendo duas salas de observação individual, sala de observação masculina, feminina e infantil, cada uma com seis leitos. Contará com atendimento social, sala de exames, sala de gesso, de inalação, de medicamentos, de Raio-X e até uma brinquedoteca.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, lembrou que em sua administração já colocou quatro Unidades de Referência em Atendimento Primário (URAPs) para funcio-nar aos sábados e que a URAP do Calafate também será uma delas. Marcus Alexandre agradeceu ao governador pelo apoio, principalmente na concepção do projeto da nova UPA e ressaltou que, “começamos o terminal de integração aqui na Sobral e iremos realizar a duplicação da rua que dá acesso a Terceira Ponte. Pela minha experiência teremos um dos melhores verões para se trabalhar obras. Quarenta bairros de Rio Branco já estão em obras. E queria dizer que essa UPA não vai beneficiar só a Baixada da Sobral, mas os moradores da nossa área rural na Transacreana. Essa também é uma vitória desses companheiros”.

Envolvida em toda a organização do funcionamento da UPA, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, comemora os esforços para fazer com que a saúde no Acre tenha conquistado avanços tão significativos como a redução nos números de notificações dos casos de dengue esse ano. “E agora temos a construção dessa UPA que vai estar mais perto da casa dessa população. Vocês não tem ideia de como é difícil colocar um hospital para funcionar, ainda mais porque somos um estado pobre. Nós só fizemos isso porque temos um governo e uma prefeitura com garra”.

Já a secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, disse que, “esse é mais um passo para a saúde do nosso Estado estar cada vez mais humanizada e integrada”. (Agência Acre)

Sair da versão mobile