O movimento sindical, representado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) se reuniu com o governador Tião Viana no final da tarde desta segunda-feira, 29, para discutir as pautas da saúde, transportes, economia solidária e produção familiar.
A reunião faz parte do compromisso do governador Tião Viana em reunir periodicamente com o movimento sindical para dialogar com seus representantes, apresentar as ações de governo, ouvir as demandas e ponderações dos trabalhadores.
Entre as pautas apresentadas pela CUT está o acesso dos filhos dos produtores rurais ao programa de habitação rural. “As famílias vão crescendo, os filhos casam e se alojam na casa dos pais. Para ter direito ao benefício é preciso ter uma DAP, que é a Declaração de Aptidão Rural, que só é emitida para o dono da propriedade. Esta é uma equação que o governador se comprometeu a nos ajudar a responder”, disse a presidente da CUT, Rosana Nascimento.
O presidente da Federação de Mototaxistas e Taxistas, Pedro Mourão, comemorou o compromisso do governador em construir novos abrigos conjuntos e a estudar a isenção do IPVA em sua totalidade. “Hoje nós pagamos 50%, mas em outros estados a isenção é total. Ele garantiu que vai nos atender”, disse o sindicalista.
As questões da saúde também serão avaliadas. A primeira delas é a quantidade de profissionais para atendimento no hospital de Brasiléia, que vai ser discutida em reunião nesta terça-feira. “Também vamos discutir as casas que serão destinadas aos profissionais da área na Cidade do Povo e a nossa reivindicação de um curso superior para os técnicos em enfermagem”, disse Raimundo Costa, presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares Técnicos e Enfermeiros (Spat). (Secom)