Os competidores associados à Federação Acrea-na de Atletismo (Facat) não disputaram a segunda etapa do Circuito Chico Mendes de Corrida de Rua – Etapa do Trabalhador, rea-lizada na quarta-feira (1º), pelas ruas de Rio Branco. Os atletas alegaram a falta de premiação aos vencedores da prova.
Campeão das últimas edições do Circuito e grande favorito ao título desta temporada, o corredor Evandro Saraiva foi um dos atletas que não participou da etapa. Ele, que se recupera de uma lesão na coxa, lamentou ausência da premiação em dinheiro e pediu mais diálogo entre os envolvidos no atletismo local.
“Estou em recuperação de uma contusão e, aproveitando a situação, os outros atletas preferiram não disputar a prova, já que não teve premiação em dinheiro por parte da Federação. Não condenamos o pessoal responsável pela premiação aos Industriários, pois a Federação que deveria ir atrás da nossa. Não somos mercenários, ninguém trabalha de graça. O que falta é mais diálogo entre os atletas e a federação”.
‘Pontos válidos’
O vice-presidente da Facat, João Jácome, afirmou que a etapa contou pontuação no Circuito Chico Mendes e que a premiação foi destinada aos atletas da Indústria.
“Como só tinha premiação em dinheiro para os industriários, os atletas profissionais boicotaram a prova. É importante lembrar que os pontos foram válidos e serão contados no ranking do Circuito”, explicou.
Vencedores
Em dia de festa, a segunda etapa contou com a participação de mais de 300 atletas da comunidade e da Indústria. Pela comunidade, Herlândio Marques e Iane Veras foram os vencedores. Na categoria Industriário, Francisco Lira (da empresa Flor de Maio) e Maria das Dores (da empresa IIBA) terminaram na primeira posição.
A próxima etapa do Circuito Chico Mendes de Corrida de Rua está marcada para o dia 26 deste mês, a partir das 9h da manhã, pela ruas da capital acreana. Essa é a Etapa da Polícia Militar. (João Paulo Maia / GE Acre)