Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação de inverno deve recolher mais de 50 mil toneladas de lixo e entulho de Rio Branco

  Em cinco meses a Ação de Inverno recolheu 44 mil toneladas de lixo e entulho de 187 bairros da capital e a expectativa é que até o fim de maio, quando a Ação será encerrada, mais de 50 mil toneladas sejam recolhidas em Rio Branco. Esta semana as frentes de serviço estão na Regional 5, onde ficam 19 bairros, como Abrão Alab, Doca Furtado, Conjunto Esperança e Esperança I e II, onde o prefeito Marcus Alexandre esteve nesta quarta feira pela manhã, acompanhando a execução dos trabalhos desenvolvidos pela Semsur.

 No Abrão Alab, o serviço de roço e capina está em fase de conclusão nas Ruas dos Tratoristas e Rubens Carneiro. No Doca Furtado, o trabalho começou pela área onde fica a Praça Valmir Freitas Porfírio, onde há uma quadra esportiva, localizada atrás do Mercado Francisco Marinheiro, na Estação Experimental, que também está sendo limpo. O prefeito garantiu que o alambrado da quadra será recuperado. “Sempre fazemos questão de começar a limpeza pela praça e quadras de esporte e mercados, que são os pontos de encontro das pessoas nos bairros e essa quadra daqui vai ser recuperada”, esclarece.

Manutenção da limpeza – O secretário de Serviços Urbanos, Kellyton de Carvalho, explica que o encerramento da Ação de Inverno, não significa o fim do serviço de limpeza dos bairros e que o recolhimento do lixo continua sendo feito normalmente na cidade. Com relação ao entulho será feito e divulgado um calendário específico com a ação programada. Para o secretário, o desafio agora é garantir a manutenção da limpeza nas localidades, e conta para isso, com apoio dos próprios moradores, dos coordenadores das regionais e do Departamento de Resíduos Sólidos da Semsur, que tem o setor de educação ambiental e de fiscalização, que monitora pontos críticos, que servem de lixão nos bairros.

 Kellyton cita que as ações são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e que a fiscalização já evitou que uma área na Estrada do Calafate, próximo ao cemitério Morada da Paz, fosse transformado em lixão. Ele conta que outro problema é a grande quantidade de terrenos baldios na capital. “Em caso de terrenos baldios, a equipe da Semsur faz uma vistoria técnica e notifica os proprietários”. 

Tapa buracos – O prefeito Marcus Alexandre, avalia que a Ação de Inverno, lançada dia 2 de janeiro pela prefeitura de Rio Branco e governo do Estado, cumpre bem o papel de garantir a limpeza dos bairros da capital com a retirada de mais de 40 mil toneladas de lixo e entulho da cidade. Cita também que a Ação foi responsável pela redução de mais de 41 por cento dos casos de dengue de janeiro a abril deste ano.  Ele anuncia que agora a Operação Tapa Buracos, desenvolvida pela Emurb, será intensificada. “Durante o inverno nós não paramos com a recuperação asfáltica, mas agora os serviços vão ser executados em maior volume e vamos alcançar vários bairros”. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile