O Acre garantiu o repasse da merenda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para este ano. O valor estimado em R$ 3.286.248,00 já está disponível para as escolas da rede estadual de ensino. Aproximadamente 165 mil alunos serão beneficiados.
Antes, temia-se que o Acre fosse ficar sem o repasse nacional devido a algumas irregularidades no Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
De acordo com o chefe do Departamento de Programas Complementares da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Cleber Pinheiro, no começo do ano, o FNDE mandou um documento ao CAE exigindo que a eleição para novos membros no conselho fosse realizada até o dia 27 de março.
O novo conselho foi eleito no dia 9 de abril. Em seguida, deram partida aos tramites legais. Somente no dia 22 do mesmo mês o decreto foi publicado para o FNDE, que validou a eleição.
Dessa forma, o Acre ficou regularizado e apto a receber o repasse nacional. Já foram lançadas ao Governo do Estado as parcelas dos meses de fevereiro, março e abril. A última parcela será efetuada no final de novembro. “Ninguém foi prejudicado. Não deixamos de receber o repasse em nenhum momento”, afirmou Cleber Pinheiro.