Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Automassagem: uma técnica que previne doenças

 A técnica é milenar e tem origem chinesa. A automassagem, muito comum nos dias de hoje e com benefícios reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), proporciona conforto pessoal a quem pratica. O método até se tornou meio de vida para o massoterapeuta Bento Marques, que há 2 meses começou um projeto na área em Rio Branco.

 A ideia de levar a prática da automassagem iniciou em Fortaleza/CE. Bento levou o trabalho também para outros estados até vir parar no Acre, onde atualmente se reveza nas secretarias estaduais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos servidores.
Esse ato de massagear a si mesmo já é feita quase sem se perceber. Apalpar uma musculatura tensa para buscar alívio é um exemplo bem comum. Não há dúvidas de que o corpo humano sofre as consequências dos problemas psicológicos do dia a dia.
“O melhor horário do dia para realizar a automassagem é, sem dúvida, logo pela manhã. Mas, caso a pessoa não consiga fazer neste horário, não há problema. A qualquer momento, seja no trabalho ou em casa, é possível se automassagear”, explica Bento.
A automassagem não só proporciona o relaxamento da musculatura, como também a redução de dores e sintomas do cansaço, ativa a circulação sanguínea, melhora a oxigenação do corpo e alivia as tensões emocionais.

“Antes, a automassagem e a acupuntura eram consideradas ‘charlatanismo’. Hoje, são reconhecidas pela OMS. Já é comprovado que estes métodos evitam doenças como depressão, demências e problemas de coluna. E eu falo por mim. Estou com 53 anos, pratico há 25 anos e não apresento nenhuma doença, nem uso qualquer tipo de remédio. Não estou dizendo que as pessoas devam evitar outros tratamentos preventivos. Na verdade, a automassagem é só um complemento. É preciso que as pessoas façam todos os seus exames e consultas médicas”.

 Bento diz, ainda, que já existe dentro do Ministério da Saúde um decreto solicitando que o Sistema Único de Saúde (SUS) implante as terapias complementares. E em alguns hospitais do Acre isso já é realizado.

 Um tratamento indicado às grávidas – De acordo com o massoterapeuta, mulheres gestantes devem praticar a automassagem desde os primeiros meses. Isso reduz os riscos presentes na gravidez e aumentam as chances de um parto normal e sem dores.
“Em 20 dias começaremos o curso de automassagem e massagem para os funcionários da UPA do Tucumã, que trabalham com pré-natal”, revela.

 Trabalho mais prazeroso – A servidora pública Talita Montysuma, que já adotou na rotina o projeto do Bento Marques, garante que a automassagem tem resultados imediatos. “Indico a toda pessoa. Não importa a idade. É um momento só meu, em que relaxo e tiro da cabeça as preocupações que nos afligem. É como recarregar as energias. A mente que estava cansada e acelerada de repente fica focada e o trabalho se torna mais produtivo. Cinco minutos revigorantes”.

 Outro que aprova a técnica é o servidor público Gabriel Mesquita. “Não há nada melhor do que um momento de automassagem para começar a correria. A sensação de fortaleza e até confiança em si mesmo”.

Sair da versão mobile