19 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Dependentes químicos poderão ser atendidos 24 horas por dia no CAPS

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
06/05/2013 - 19:36
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Com o objetivo de oferecer atendimento diversificado e especializado aos dependentes químicos, foi inaugurado, na manhã de ontem, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPSad III, localizado no Conjunto Manoel Julião. A unidade tem a capacidade de atender 60 pessoas por turno. Atendimentos médico, em enfermagem, psicológico, social, terapêutico, farmacêutico e em educação serão realizados no local.

 De acordo com Ana Cristina Messias, coordenadora estadual de saúde mental, a partir de agora até 10 pessoas podem ser atendidas no período noturno. “Essa inauguração significa que o centro vai funcionar 24 horas por dia. As pessoas que já estão em atendimento durante o dia e se por algum motivo, seja por segurança, especial, familiar ou clínico, não tiver condições de retornar para casa, ela pode ficar em atendimento noturno e pode permanecer até 15 dias. Após o período, se for necessário, ela será inserido na rede de atendimento que temos no Estado”.

 A secretária estadual de Saúde Suely Melo destacou que, com o tratamento, esses dependentes poderão se reinserir na sociedade. “Esse é um centro de referência que dá apoio integrado às famílias e aos pacientes, com o objetivo de reitengrar essas pessoas na sociedade. Trabalhamos com todas as condições terapêuticas para reconduzir essa pessoa ao convívio. É um trabalho que está proposto dentro do Plano Crack, estamos traçando toda uma linha de cuidado às pessoas com problema de dependência”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Tião Viana enfatizou que as ações sobre esse tema não irão parar. “O melhor de tudo é a capacidade do centro. Vai atender muitas pessoas, em uma situação que não é de internação, mas de acolhida e dar acompanhamento para quem precisa. A droga é o maior problema da humanidade, ninguém pode ficar alheio a ele.  O governo tem feito um esforço gigante com as igrejas, com o movimento das organizações não governamentais e o CAPS é o que há de mais moderno no conceito de luta contra as drogas, sem aquele ambiente de internação. Espero que o resultado seja melhor, seja de solidariedade e de mudança no perfil da dependência química no Estado. Com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social conseguimos mais R$ 2 milhões para ações preventivas e campanhas de combate as dependencias químicas. O nosso sonho é tirarmos das esquinas aqueles dependentes do crack”.

 Após a morte da irmã, A. O., 46 anos,  entrou para o mundo das drogas. Ela usava cocaína e em alguns momentos, tentou tirar a própria vida. Com o atendimento realizado no centro, ela conseguiu se reestabelecer. “Praticamente eu não tinha vida mais. Quando eu vim para cá, fui bem cuidada. A minha vida era muito triste, eu já tinha tomado veneno para morrer, eu estava toda cortada. A minha família tinha me desprezado. Hoje em dia, tudo o que eu preciso ou se tenho algum problema os responsáveis pelo centro me ajudam. Estou há cinco meses sem usar drogas. A minha vida tem outro sentido, sou uma nova pessoa. Devo tudo isso ao centro. Foi a melhor coisa que já aconteceu, fui tirada da lama”.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Preso homem que tentou matar policial com seis facadas

Próxima Notícia

Morhan realiza encontro estadual

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
1º destaque

Inmet emite alerta de temporal para todo o Acre com risco de ventos de até 60 km/h

19/11/2025
Tarcísio Araújo e Nayara Vilela - Foto: Arquivo/Jozadarque Photoart AC
2º destaque

Caso Nayara Vilela: Justiça decide que marido da cantora deve ir a júri popular

19/11/2025
Foto: Agência Brasil
4º destaque

Prêmio de valorização da Educação será pago aos profissionais do Acre em dezembro; veja a data

19/11/2025
Com projetos sociais e culturais, Energisa Acre tem atuado para transformar positivamente o Estado
Geral

Com projetos sociais e culturais, Energisa Acre tem atuado para transformar positivamente o Estado

19/11/2025
Foto: Reprodução/Redes sociais
Geral

Brasiléia inicia regularização fundiária do Bairro Nazaré e cria comissão para conduzir processo

19/11/2025
Foto: Vitória Souza/Secom Prefeitura
Destaques Cotidiano

Jordão proíbe venda de alimentos a alunos em raio de 200 metros das escolas

19/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Morhan realiza encontro estadual

Morre Susiane Barreto, jovem acreana que se tornou ícone na luta contra o câncer

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre