Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dois anos depois, rio-branquenses ainda relutam em atualizar CEP’s

 Todas as capitais com população acima de 50 mil habitantes utilizam a logística da entrega de correspondências por meio do Código de Endereçamento Postal (CEP). Em Rio Branco, o CEP foi modificado em 2011 e passou de 890 para 3.244 registros. Quase 2 anos depois, uma grande parcela da população ainda não atualizou os novos dados.

 O CEP utilizado na capital acreana era de 2 décadas atrás. Desde então, a cidade cresceu muito em termos de estrutura, comércio e também de expansão habitacional. Segundo o gerente regional dos Correios, Samuel de Oliveira, apenas as ruas principais possuíam as informações do endereço completo, além de várias delas terem o mesmo nome. Com isso, notou-se a necessidade da atualização geral da cidade.

“A gente precisa melhorar a qualidade do serviço. Com o CEP desatualizado, fica difícil cumprir esta meta”, reclama.

 Por dia, 40 mil objetos são entregues em Rio Branco. Com o CEP atualizado, o trabalho é simplificado e muito mais ágil.

 Devido a esta mudança, os Correios recebem em média 50 queixas por dia, referentes a atrasos. “Estávamos fazendo as entregas por CEP, mas voltamos novamente a entregar por rua, porque a maioria das pessoas ainda não se atualizou. Isso torna o nosso serviço mais lento. A grande dificuldade é que muitas empresas de telefonia e bancos ainda não mudaram estes dados”.

 Uma saída emergencial dos Correios está sendo realizar as entregas usando como referência os antigos e novos CEP’s. Mais um motivo para o atraso das correspondências.

 Algumas entregas chegaram a serem canceladas, devido às informações incorretas, mas, de acordo com Samuel de Oliveira, este procedimento foi revisto pela equipe. “Não é esse o objetivo da organização. Nosso compromisso é entregar tudo”.
O CEP pode ser atualizado no site www.correios.com.br, no ícone ‘busca CEP’, ou em alguma agência dos Correios.

“Além da divulgação na imprensa, distribuímos em cada residência um comunicado informando da mudança. Inclusive, no final de 2012 mandamos uma nota informando que as correspondências preenchidas com o CEP antigo poderiam gerar atraso ou devolução para o remetente. Foram em torno de 120 mil comunicados”, informou.

 Todas as outras capitais do Brasil já utilizam o CEP como referência na entrega das correspondências. Apenas Rio Branco ainda enfrenta esta dificuldade.

 Segundo Samuel Oliveira, placas foram licitadas pela prefeitura para que as ruas estivessem devidamente sinalizadas.

 Este atraso acontece por causa do trabalho interno realizado nos Correios. Todos os dias o carteiro levaria em média 1 hora para separar as correspondências. Com as informações preenchidas incorretamente, este prazo vai para 4 horas. Só então ele vai para a rua terminar o serviço.

“A separação mecânica funciona por meio de uma centralizadora, localizada em Cuiabá/MT. Todas as correspondências são enviadas para lá, onde realizam a separação por faixa de CEP. Dessa forma, as cartas e objetos chegam organizados por CEP e por carteiro, diminuindo o erro de direcionamento e otimizando o tempo”, explica.

Receita Federal convoca contribuinte a atualizar o cadastro

A Receita Federal convoca todas as pessoas físicas e jurídicas a fazerem a atualização cadastral para alteração do CEP do endereço cadastrado no banco de dados da Receita, de acordo com a mudança promovida pelos Correios em 1/11/2011.

De acordo com o chefe da Divisão do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), Francisco Carlos Cruz, essa atualização cadastral é obrigação das pessoas e empresas de modo a manter atualizado o chamado domicílio tributário, escolhido pelo próprio contribuinte.
“Apesar de a mudança ter sido feita pelos Correios há mais de 1 ano, muitos cadastros permanecem desatualizados e podem trazer prejuízos ao contribuinte. Os maiores danos podem ser causados aos que declararam o Imposto de Renda ou que tenham algum processo junto a Receita Federal”, explica.

 Caso o contribuinte tenha declarado o IR com o endereço incorreto, ela pode fazer uma declaração retificadora e alterar o CEP.

Sair da versão mobile