Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Edital do Programa Redes Digitais da Cidadania é lançado

 Com o objetivo estimular a inclusão digital através de projetos que possibilitem qualificar o uso da internet e ampliar a capacidade no uso das tecnologias, foi lançado na manhã de ontem o edital do Programa Redes Digitais da Cidadania. O projeto é convênio entre Ministério das Comunicações e Governo de Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac).

 A secretária Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pulatto, esteve em Rio Branco para o lançamento. Ela explicou que serão realizadas capacitações para os funcionários públicos que operam os sistemas tecnológicos nas secretarias estaduais e municipais. “Estamos fazendo esse projeto em oito Estados. O nosso objetivo é dar formação para diversos setores da sociedade, através das universidades. Temos dados e 70% das prefeituras brasileiras, principalmente as de pequeno porte, não tem funcionários formados na área de tecnologia da informação e isso faz muita falta”.

 As expectativas para a realização do projeto são positivas, destacou Lygia. “O que a gente espera é que um grande movimento de inclusão digital seja feito, com vários setores. Essa parceria com o governo estadual é extremamente importante, as parcerias potencializam as ações. Esse projeto tem tudo para dar certo. A partir do momento que se faz projetos de extensão das universidades, os alunos vão aprender. É uma troca e um processo de formação muito importante para eles”.
Para a realização do projeto foram investidos R$ 3 milhões. De acordo com Pascoal Muniz, presidente da Fapac, esse é um dos maiores programas realizado no Acre. “Vai incluir pessoas que não tem acesso à internet em programas. Vamos facilitar esse acesso. É voltado para as regiões de pouco acesso, no interior do Estado. Escolas, prefeituras, comunidades indígenas serão beneficiadas. Ifac, Ufac, Departamento de Inclusão Digital da Seplan são parceiros e estamos animados, essa é mais uma oportunidade de avanço”.

 O governador em exercício César Messias ressaltou que o Acre será pioneiro nesse projeto. “Estamos atento à tudo que acontece no Brasil. O Acre, tecnicamente, está preparado para adquirir todos esses programas que são lançados à nível nacional. Sempre digo como referência a questão do Luz Para Todos. Proporcionamente fomos o Estado que mais adquiriu recursos para esse programa. Hoje, essa parceria feita, é muito importante. Iremos ter diversos cursos e iremos estudar o perfil para a nossa região, saindo na frente nesse projeto extraordinário”, concluiu.

Sair da versão mobile