Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estabelecimentos e órgão públicos alteram expedientes neste feriado

Governo decreta ponto facultativo para sexta-feira, 31

 Hoje, em detrimento do feriado de Corpus Christi, alguns estabelecimentos têm o seu horário de funcionamento alterado. Na quarta-feira, 28, o governador Tião Viana decretou ponto facultativo para os servidores públicos na sexta-feira, 30. Portanto, o expediente em todos os órgão volta a sua normalidade na próxima segunda segunda-feira, 3.

 Nos bancos, por exemplo, não haverá atendimento hoje. Os clientes podem optar por canais alternativos para realizar as operações bancárias, como caixas eletrônicos, casas lotéricas, por telefone ou internet.

 Em caso de contas de consumo e carnês que vencem hoje, a orientação é pagá-los amanhã, quando os bancos voltarem a funcionar normalmente. Isso será possível sem o risco da incidência de multa.

 Os Correios e o Procon também não abrem. Porém, na sexta-feira e no sábado funcionarão com expediente normal.

 É importante ressaltar que os serviços de urgência e emergência nas UPAs e hospitais estarão realizando atendimentos neste feriado, exceto pelas ambulâncias. Já os postos de saúde devem permanecer fechados.

  A assessoria do Via Verde Shopping informou que as portas serão abertas às 10h da manhã, porém, funcionarão apenas a praça de alimentação e o cinema.

 Outro órgão que anunciou mudanças foi o Tribunal de Justiça do Acre. O expediente no âmbito do Poder Judiciário será suspenso hoje e amanhã. Ainda assim, alegam que não haverá prejuízo do plantão, ou seja, as medidas consideradas urgentes, como mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exigirem providência imediata, serão efetuadas.

Sobre o feriado – A origem do feriado de Corpus Christi pode ser encontrado em 1263, quando um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre.

 Durante a celebração de uma missa no túmulo de Santa Cristina, na Itália, viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada. O sacerdote impressionado informou o caso ao Papa Urbano IV e para comprovar o ocorrido, mostrou o tecido ensanguentado.

 Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula “Transiturus”, que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi.  Algumas semanas antes, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de  Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.

 Séculos depois, em Rio Branco, os fiéis mantêm a tradição da confecção de tapetes coloridos a base de serragem, além da extensa programação nas paróquias. Uma missa será realizada hoje, às 17h, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré.

Sair da versão mobile