Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 42,2 mil trabalhadores acreanos já receberam o abono salarial

 A Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que 42.286 trabalhadores celetistas acreanos já foram atrás de buscar o seu pagamento do abono salarial, referente aos anos-bases de 2012/2013. Este número representa uma taxa de cobertura de 90,66% do total de trabalhadores que têm direito ao benefício no Estado (em torno de 46,6 mil). Os demais 9,44% que ainda não sacaram o abono representam 4.403 acreanos.

 O valor do benefício do PIS/PASEP em todo o país é de R$ 678,00. Este valor é uma repartição de um custo de mais R$ 12 bilhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 O prazo para sacar o benefício é até 28 de junho. Desde abril o ministério vem notificando os contribuintes para buscar seus abonos salariais. Caso estes 4.403 acreanos não façam o saque no prazo estabelecido, o dinheiro retorna para o FAT.
Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono pela Caixa Econômica Federal, enquanto os inscritos no PASEP devem efetuar o saque no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, é preciso levar um documento de identificação (com foto) e o seu número de inscrição no PIS/PASEP.

 A nível nacional, 20,7 milhões de trabalhadores estão aptos a receberem o abono salarial. Destes, 19,5 milhões (94,4%) já sacaram o benefício. Os demais 1,2 milhão de trabalhadores que ainda não pegaram o abono (incluindo os 4.403 mil acreanos) terão mais 41 dias para efetuarem o saque.    

Sair da versão mobile