Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mudanças vão garantir maior mobilidade no bairro Estação Experimental

  A mobilidade urbana é prioridade na administração do prefeito Marcus Alexandre, que desde que assumiu, tem tomado medidas que garantam a melhoria no trânsito, como o redimensionamento em rotatórias, construção de calçadas e alterações no tráfego de veículos. As intervenções serão feitas agora na Avenida Nações Unidas, na Estação Experimental, desde a frente do Detran até a confluência com a Av. Ceará, onde o canteiro lateral será retirado, garantindo a liberação de mais uma pista de rolamento para os veículos e novas vagas de estacionamento.

 O prefeito Marcus Alexandre, que esteve no local nesta quarta feira pela manhã acompanhado do superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres, disse que a medida é tomada para atender reivindicações dos comerciantes da região, que têm dificuldades na hora de receber os clientes e mercadorias.  “Apostamos em mais fluidez do trânsito e na maior comodidade para os comerciantes aqui da Estação Experimental que vão ter mais clientes entrando nas lojas e nenhum problema para que os caminhões com mercadorias cheguem aos comércios”.

 Ricardo Torres explica que o Código de Trânsito determina que as pistas de rolamento tenham largura preferencial variando entre 2,80m e 3,50m e que a faixa de estacionamento fique com 2,20m. Com a retirada do canteiro lateral, as medidas das faixas de rolamento e estacionamento, ficarão dentro das normas e a ciclovia que existe no local será mantida. “Aqui neste trecho da Avenida Nações Unidas, a pista de rolamento vai ter 3,20m e de estacionamento, 2,20 metros”.
Outras alterações serão feitas pela Rbtrans na Avenida Ceará, próximo ao Supermercado Gonçalves. Segundo Ricardo Torres, as mudanças também vão proporcionar maior fluidez no trânsito.

Alterações que deram certo – Redução, construção e readequação de rotatórias das principais vias, construção de calçadas e rampas e potencialização dos equipamentos de acessibilidade, são algumas medidas que garantem maior mobilidade urbana e que vêm sendo adotadas pela prefeitura de Rio Branco. No centro da cidade, a prefeitura fez alterações na região próxima à Oca. Foram feitas e reconstruídas calçadas nas Avenidas Brasil, Ceará e Rua Quintino Bocaiúva e novas vagas de estacionamento foram abertas próximo ao Centro de Atendimentos de Programas Sociais, em frente à Galeria Cunha. As calçadas e o passeio de toda a extensão do Camelódromo também foram refeitos.

 O superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres, lembra que por meio do programa de Readequação da Malha Viária de Rio Branco, já foram realizadas alterações nas Avenidas Antônio da Rocha Viana, na Rio Grande do Sul próximo ao Cristo do Zamir, na Alvorada com Francisco Mangabeira, próximo da Unimed Bosque e no Conjunto Manoel Julião.  

 Na saída do Conjunto Manoel Julião, sentido Isaura Parente, a Emurb fez o reordenamento da pavimentação, das calçadas, meios fios, saídas de bueiros e a operação tapa buracos. A Rbtrans deslocou o eixo, o meio da pista, mais para a esquerda e a alteração permitiu que dois carros possam ter acesso a saída para a Rua Isaura Parente, com mais segurança.
 
Estão programadas também, mudanças na Avenida Getúlio Vargas. Desde o Juventus até o Bradesco, haverá restrição de estacionamento e o sentido das ruas transversais será alterado de mão dupla para sentido único, facilitando circulação e estacionamento.

Sair da versão mobile