Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oficina de pré-encontro da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é realizada em Rio Branco

 O Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação realiza este ano a quarta edição da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Envolvendo estudantes, professores e comunidades em geral, a conferência tem o objetivo de promover debates que tratam, principalmente, da construção de uma sociedade ambientalmente educada.

 A oficina de pré-encontro da conferência foi realizada, nesta sexta-feira, na Secretaria de Estado de Educação (SEE). O evento foi direcionado à professores, gestores e coordenadores pedagógicos que tenham interesse em trabalhar a preservação do meio ambiente dentro das instituições de ensino.

 O secretário de educação Daniel Zen explicou que este é um processo dinâmico voltado para a formação da cidadania ambiental. “A ideia de promover a discussão dos jovens surgiu ainda quando Marina Silva era Ministra do Meio Ambiente, para que eles se apropriem dessa temática, se habituando nessa questão da sustentabilidade. A conferência infato-juvenil acontece em carater pré liminar e deverá acontecer em todas as escolas de 6º ao 9º ano do Estado e dos municípios, como forma dos alunos se aprofundarem no assunto”.

 Hoje as escolas já realizam projetos sustentáveis. “O Estado vem discutindo a criaação do processo de certificação de escola sustentável, reconhecendo e premiando as boas práticas das escolas na área de educação ambiental e da gestão educacional para a sustentabilidade. As instituições têm desenvolvido bons projetos pedagógicos e didáticos. Coleta seletiva de lixo, hortas comunitárias, aproveitamento de água de chuva são uma das experiências realizadas. A ideia é que isso possa se reproduzir em escala e se massificar com a quantidade razoável de escolas, até chegar a todos os lugares”, ressaltou o secretário.

 A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais, Regionais e Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão socializar os projetos e participar de oficinas temáticas. Para Edgard de Deus, secretário estadual de meio ambiente, os jovens podem ajudar bastante. “Essa iniciativa de criar uma conferência para as crianças é muito boa. Eles são o futuro e nós estamos os preparando. É inegável que o tema debatido, a sustentabilidade, é a sobrevivência desse planeta. Nada melhor que conversar com esse público, que podem pensar e ver o que possam fazer para nos ajudar a salvar o planeta”.

 O encontro nacional acontece no período de 25 a 29 de novembro, tendo como tópico central o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.

Sair da versão mobile