Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ônibus coletivos com situação irregular são apreendidos em Rio Branco

 A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans), em ação conjunta com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) está realizando, desde a última sexta-feira, uma operação de fiscalização dos transportes coletivos em Rio Branco. Sete ônibus foram apreendidos e levados ao pátio do Detran.

 De acordo com Ricardo Torres, superintendente da Rbtrans, a fiscalização dos veículos é feita frequentemente. “A rotina de fiscalização e apreensão de alguns veículos em situação irregular é praticamente diária. A nossa média, geralmente, são 2 veículos retidos durante a semana. Este número se dá por conta do reduzido número de fiscais que possam fazer esse tipo de trabalho. Diariamente, realizamos a fiscalização, não só no transporte coletivo, mas também no individual”.

 Com o cancelamento de outra atividade, o número de fiscais dobrou e a quantidade de ônibus apreendidos também cresceu. “Temos uma atividade em parceria com o Estado, através da Polícia Militar, Detran e Ministério Público, que fiscaliza o transporte coletivo mais intensa. Essa atividade foi suspensa, por motivos de ordem técnica, e será dado um novo reordenamento. Com isso, colocamos 4 fiscais na rua e nossa capacidade aumentou no transporte coletivo”, explicou o superintendente.
Ricardo diz que o serviço prestado à população não será prejudicado. “Esta atividade continua e se tiver algum veículo em situação irregular, iremos retirá-lo de circulação. Não é fácil recolher ônibus. É um veículo grande e ocupa muito espaço no pátio. O Detran tem uma demanda grande e dificuldades de gerenciar o pátio. Mesmo assim, continuaremos o trabalho. Carros reservas irão entrar no lugar destes. Há 14 veículos reserva. E, com a falta, eles irão cobrir a deficiência. Dos apreendidos, 5 já foram regularizados”.

 Os veículos estavam com documentação vencida, restrições judiciais e outros problemas. “As empresas são multadas e devem fazer a regularização, seja na questão de documentos ou problemas no carro. Encontramos várias situações: para-brisa quebrado, pneus carecas, veículos não licenciados e com restrições judiciais. Isso não é falta de aviso. Todo ano fazemos um check list na frota, verificamos os veículos que estão com problemas e notificamos as empresas para que promovam a correção, para que não tenhamos problemas no atendimento à população. Se as regras não forem cumpridas dentro de determinado período, o procedimento é autuação e recolhimento do veículo”, ressaltou Ricardo.

 

Sair da versão mobile