Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Para melhorar a assistência à pacientes com HIV, Aids e Hepatites, Sesacre realiza capacitação

 Com o objetivo de auxiliar as coordenações e gerencias locais e municipais na avaliação da qualidade da assistência ambulatorial prestada a pacientes com HIV ou Aids , a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão Estadual de DST e Aids realizou nos dias 15 e 16 a oficina Qualiaids.

 O Qualiaids é um sistema de auto avaliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é direcionada às equipes técnicas locais e visa dar maior qualidade aos que utilizam os serviços do SUS.

 Cerca de 450 usuários ativos utilizam a assistência do Serviço de Assistência Especializada (SAE). A capacitação foi destinada aos profissionais que atuam no lugar. De acordo com Marília Carvalho, enfermeira da Divisão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), todo o trabalho realizado são debatidos. “Essa é uma qualificação do Ministério da Saúde quanto à assistência prestada aos usuários do SAE. Foi feita uma primeira avaliação de 2007 à 2010 e agora nós estamos reavaliando de 2010 à 2013. A qualidade do serviço prestado é avalido e verificamos quais as falhas e no que precisamos melhorar na assistência. Queremos dar aos pacientes o melhor, para que ele possa aderir ao tratamento”.

 A ação se estendeu também na avaliação dos atendimentos aos portadores de Hepatites B e C, onde 6400 utilizam os serviços do SAE. “Hoje temos a parte médica, enfermagem, psicólogos, odontologia, serviço social. Temos uma equipe multiprofissional para o atendimento dos usuários. Como a nossa região é muito endêmica em relação às hepatites, envolvemos também essa questão. Os atendimentos de hepatites são maiores do que os de DST”, pontou a enfermeira.

 Durante o curso foi apresentado um questionário do Qualiaids com 107 questões de múltipla escolha que tratam dos recursos e da organização da assistência nos serviços de melhoria na qualidade da assistência, recursos e gerência. Marília destaca o SAE do Acre é uma referência no Brasil. “Ano passado ganhamos a premiação de melhor serviço prestado no Brasil. Mesmo assim, não podemos deixar esse serviço desqualificar. Pretendemos melhorar para que possamos prestar um melhor atendimento para a população”.

Sair da versão mobile