Mais de 230 mil eleitores terão mais tecnologia e seguranças nas próximas eleições. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) tem a meta de recadastrar este número de eleitores para implantar no pleito de 2014 o sistema biométrico de votação. O recadastramento terá início a partir da próxima terça-feira, 7 de maio, e se estenderá pelos próximos 10 meses (até 1º de março). O planejamento do TRE é de recadastrar 950 eleitores por dia, em média.
Para tanto, o Tribunal Eleitoral fez todo um treinamento e está destinando 50 servidores para atender diariamente todos os eleitores rio-branquenses. O horário de atendimento ao público é das 12h (meio-dia) até às 18h. O TRE estima que cada eleitor deva prestar as informações para o processo em 15 minutos, em média. Mas, vale destacar, que este tempo é só para o atendimento, não compreendendo o tempo de espera para ser atendido.
Ainda assim, a Assessoria de Comunicação do tribunal informou que esta equipe de 50 servidores atuará justamente para não demandar em longa espera para a população.
O processo é bem simples: primeiro, os atendentes do TRE fazem uma revisão dos dados eleitorais; a seguir, é feita a coleta dos novos dados digitais para a biometria. O primeiro deles é tirar a fotografia do eleitor, depois é colhida a assinatura digitalizada e, por fim, é tirada a impressão digital da pessoa.
Vale lembrar que todos, sem exceção, terão de comparecer ao posto de atendimento do TRE para recastrar seus dados e fornecer outros necessários para a biometria. Caso algum eleitor não compareça, ele não poderá votar nas próximas eleições, ficando passível de sofrer todas as sanções decorrentes de não participar de um pleito eleitoral.
Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa levar 1 documento de identificação com foto, CPF (se houver), certificado de reservista (p/homens) e comprovante de endereço.
O endereço do posto da Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico é na Avenida Ceará, nº 861, próximo ao Terminal Urbano, a partir desta terça. O TRE recomenda que as pessoas busquem logo fazer o recadastramento, para evitar situações tumultuadas nos últimos meses do processo.
Quase metade do Estado – Rio Branco não é o 1º município acreano a receber o sistema biométrico para votação. Desde a última eleição, no ano passado, Assis Brasil e Bujari já aderiram totalmente a esta estratégia de segurança eleitoral. Com o recadastramento em Rio Branco, o TRE agora já vai atingir 45% do público eleitoral acreano.
Para 2014, a Capital é a única cidade nos planos do TRE/AC para fazer o recadastramento biométrico. Nas próximas eleições, mais municí-pios devem aderir a tal funcionamento. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é que todo o país faça adesão deste sistema até 2018. Portanto, os planos do tribunal acreano são de atingir 100% do Estado até tal ano.