Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TRE/AC oferecerá atendimento biométrico na Colônia Souza Araújo

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) deverá realizar, em breve, atendimento biométrico na Colônia Souza Araújo, unidade que abriga, na BR 364, pessoas atingidas pela hanseníase.

 O pedido foi feito na manhã desta quinta-feira, 16, pelo presidente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Elson Dias da Silva, já que o local conta com cerca de 50 eleitores, muitos deles com dificuldade de locomoção.
Além do pedido, o presidente do Movimento pediu esclarecimentos ao TRE sobre como procederá o atendimento biométrico aos atingidos pela hanseníase que não possuem mais as digitais. “É importante esclarecermos esse assunto, pois algumas pessoas estão acreditando que não precisarão passar pela biometria, já que não possuem digitais”, destacou o presidente.

 Segundo o diretor geral do TRE, Carlos Venícius Ribeiro, o sistema biométrico da Justiça Eleitoral prevê casos dessa natureza, inclusive de eleitores com dedos ou mãos amputados. “Isso não é empecilho para que o eleitor de Rio Branco passe pelo recadastramento biométrico. Se não for possível captar nenhuma digital das mãos, ainda assim ele deverá passar pela revisão dos dados. Nesses casos a identificação é a fotografia”, destacou.

 O Tribunal pretende em um prazo de dez meses recadastrar 230 mil eleitores de Rio Branco para as eleições de 2014, que serão biométricas na capital. O atendimento começou no dia 7 deste mês e alcançou até a tarde desta quinta-feira 2.130 eleitores.

Sair da versão mobile