Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aleac faz sessão solene em comemoração aos 40 anos de Embrapa no Estado

 A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou sessão solene na manhã desta quinta-feira, 16, para homenagear a Embrapa/Acre pela passagem dos seus 40 anos de Brasil e 37 anos de Estado.  Na oportunidade, o chefe local da Embrapa, pesquisador Judson Valentin, ressaltou a importância da empresa na Amazônia brasileira e apresentou as ações realizadas junto aos produtores rurais.

 Para Valentin, é necessário a intensificação da tecnologia para que haja uma efetividade na produção no Estado. “Só aumentaremos a produtividade se tivermos uma interferência na tecnologia. Ele acrescentou que o Acre é referência no manejo madeireiro na Amazônia. “Usando o GPS, podemos identificar as áreas propícias ao manejo. Temos mais de 90% das áreas em plano de manejo. É o chamado manejo florestal de precisão”, ressaltou.

 Outro ponto de atuação da Embrapa/Acre é o fomento à cafeicultura. “Fizemos um indicativo para o café e mais de 1 milhão de hectares podem ser cultivados para a produção de café”, disse Judson Valetin.

 A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária desenvolve no Estado a produção de mudas de bananeiras. A média é de 100 mil mudas por ano. A meta é elevar esse número para 500 mil.

 Valentin ressalta também que a pecuária acreana deu um salto de qualidade, mas frisou que os pecuaristas acreanos sofreram preconceitos ao se instalarem no Acre. “O pecuarista do Acre foi aquele que mais sofreu pressão na sua atividade. O uso de novas tecnologias, como as leguminosas, proporcionou termos uma maior quantidade no rebanho sem termos a necessidade de novos desmates. Exportamos 80 mil toneladas de carne e produzimos 120 mil toneladas de carne por ano”.

Sair da versão mobile