Os professores licenciados do Acre estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 2, com parlamentares da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O objetivo da visita foi garantir o apoio dos parlamentares para com o Executivo. Eles solicitaram dos deputados uma reunião com a equipe de governo.
O deputado Astério Moreira, líder do governo na Casa, disse que na próxima segunda-feira, 6, se reunirá com representantes do Executivo para tratar da questão. Já na terça-feira, 7, Astério já terá uma posição quanto às reivindicações dos professores.
“Gosto da objetividade e na próxima segunda me reunirei para tratar disso com a equipe de governo. Eu encaminharei este encontro com o governador”, pontuou Astério.
O Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) tem atualmente 4 mil professores filiados. Os sindicalistas disseram que já estão desde dezembro de 2012 esperando uma resposta do governo em relação aos assuntos elencados na pauta. Porém, o Governo do Estado não teria sentado com a categoria para discutir o problema.
A presidenta do Sinplac, Alcilene Gurgel, disse que há um indicativo de greve para o próximo dia 13 de maio. Caso não se tenha um acordo, será deflagrada uma greve na Educação por tempo indeterminado.
“Na última paralisação, conseguimos parar 88% das escolas. Se, ao menos abrirmos um diálogo, vamos para as nossas atividades”, ressaltou a sindicalista.
As pautas reivindicadas são: aumento no percentual de titulação; gratificação para professores que trabalham com portadores de deficiência; auxílio saúde e reajuste salarial de 15% para 2013.