Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campeonato Municipal de Futsal mobiliza comunidades e lota ginásio

Uma verdadeira festa marcou a final do Campeonato Municipal de Futsal promovido pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os jogos entre as equipes das Placas e Tucumã (masculino), Oscar Passos e Benfica (feminino), atraíram centenas de pessoas ao ginásio do SESI nesta quinta feira à noite. Placas (masculino) e Benfica (feminino) foram os campeões da competição e os atletas receberam as medalhas e troféus do prefeito Marcus Alexandre, vereador Gabriel Forneck e do secretário de Esporte e Lazer, Afrânio Moura.  

Nas arquibancadas as torcidas animavam as equipes em quadra, que respondiam com muitos gols e belas jogadas. A competição começou no dia primeiro de maio e durante quase dois meses de competição, 44 equipes masculinas e 12 femininas disputaram partidas em sete quadras nas regionais de Rio Branco. A jogadora Francilene Ferreira do time do Benfica, disse ter ficado satisfeita não só em ser campeã, mas também pela oportunidade de mostrar que mulher também sabe jogar futebol. “Achei bom que a prefeitura deu oportunidade para as mulheres”. Jean Carlos, que joga pelo time das Placas, destacou a organização do evento: “nós tivemos tudo o que precisávamos para entra em quadra e mostrar nosso jogo”.
Um dos torcedores que foi ao ginásio do Sesi acompanhar as 2 finais, Michael de Castro, que mora na Vila Acre, lembra que ir a estádios e ginásios é sempre um bom programa. “Aqui não tem confusão e nenhum perigo”.

Para o presidente da Umarb, Gilson Albuquerque, a competição iniciada em maio mobilizou as comunidades nas regionais de Rio Branco e proporcionou momentos de confraternização entre os moradores. “As equipes passaram a fazer treinos nas quadras nos bairros, se reunindo nos finais de semana. Os moradores dos bairros vão às quadras acompanharem os jogos: é uma festa do esporte!”.

O secretário de Esporte e Lazer, Afrânio Moura, destaca o bom nível da competição e o empenho dos jogadores e equipe técnica e diz que o objetivo da secretaria é incentivar que o número de equipes aumente a cada dia.

Para o prefeito Marcus Alexandre, o sucesso do Campeonato Municipal de Futsal é a resposta à aposta feita pela Prefeitura de Rio Branco no esporte como mecanismo de inclusão social. “Queremos que o esporte seja referência em nossa administração e que as comunidades se envolvam nessas competições. Essa final foi uma resposta aos nossos esforços: ginásio lotado e as comunidades torcendo!”. O prefeito destacou ainda a importância dos parceiros como o Sistema Fieac, por meio do Sesi e da Federação dos Árbitros, para a realização da competição.
Final com emoção! – Talento e beleza entraram em quadra na final feminino de futebol de salão.  A partida foi bem disputava e as meninas das duas equipes mostraram porque as mulheres têm espaço garantido na competição municipal. O time do Benfica levou a melhor e marcou seis gols, enquanto as meninas do Oscar Passos marcaram dois.

Na final masculina, a emoção foi ainda maior: com direito a tempo regulamentar, prorrogação e pênaltis. No final o time das Placas levou a melhor e foi campeão por 4 a dois.  

Talentos – Além dos troféus e medalhas para os times campeões e vices, a secretaria de Esporte, também premiou talentos individuais. No feminino, a melhor goleira foi Simari Souza, do time do Calafate. A artilheira da competição foi Eveli Pereira, do Oscar passos. No masculino, o melhor goleiro foi Diego Nascimento das placas e o artilheiro do Campeonato Municipal de Futsal de Rio branco foi o jogador Jefsom Freitas da Vila da Amizade, que marcou 15 gols.

Show – Durante os intervalos dos jogos, houve espaço ainda para a demonstração de capoeira do Grupo Acre Brasil e para apresentação de hip hop com os Cobras Dance. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile