4 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acidentes envolvendo motos causam mais mortes no trânsito

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/06/2013 - 19:18
Manda no zap!CompartilharTuitar

 O número de acidentes envolvendo motocicletas ainda está no topo das estatísticas de acidentes de trânsito em todo o país. Em uma década, cresceu 263,5%. De acordo com Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, o óbitos em 2011 foi de 11.268.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 No Acre os índices de acidentes envolvendo motocicletas são grandes, explicou Sawana Carvalho, diretora do Departamento de Trânsito do Acre (Detran/Ac). “Em 2012, foram 53% de acidentes com motos em todo o ano. Em apenas cinco meses de 2013, o número subiu. Isso é preocupante. Fortalecemos conscientização de motociclistas com o capacete, calçado, refletivo. Com relação à velocidade, estamos fechando uma campanha até julho, em parceria com as concessionárias de moto”.

 Hoje 61% da frota são de motocicletas, ultrapassando a de veículos. O número de vítimas fatais em acidentes com motos é bem maior que o aumento do número de mortos por acidentes de trânsito em geral, envolvendo carros, motos, caminhões, ônibus ou pedestres “Em 2013, a faixa etária do acidentado é de aproximadamente 33 anos. Dos acidentes com vítimas e vítimas fatais, 67% tem envolvimento com motocicletas. Os motociclitas não são os recém-habilitados, e sim aqueles que têm de 8 à 10 anos de carteira. A maioria são homens”, disse a diretora.

 Situações atípicas aconteceram este ano, frisou Sawana. “O que chama a atenção é que diminuiram os acidentes com e sem vítima, contudo aumentou o de vítima fatal. Até os horários mudaram. Tínhamos um perfil de acidentes com vítimas se davam no período noturno e com o envolvimento de álcool. Acidentes sem vítimas se davam em dias da semana, em horários de pico e era por conta de desrespeito à sinalização e velocidade. Só que neste ano, tivemos uma atipicidade. Temos acidentes com vítimas, por conta do excesso da velocidade e desrespeito à sinalização”.  

 Para que haja uma redução nesses índices, um trabalho em conjunto com outros órgãos será realizado com o Detran. “O trabalho da fiscalização eletrônica está surtindo efeito na área central, não temos muitas autuações e o condutor está respeitando. Mas estamos com um problema de excesso de velocidade nos bairros. Com o avanço da economia e da infraestrutura, as pessoas tem mais liberdade na mobilidade. Então há muita velocidade nesses locais. Um trabalho com Detran, RbTrans e Polícia Militar será realizado nos bairros, tanto na parte da educação quanto na fiscalização”.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Atendimento na Defensoria Pública do Acre será restrito a partir do dia 10, diz Celso Rodrigues

Próxima Notícia

Onça mata e come agricultor em seringal

Mais Notícias

Lançamento da ação fez parte da agenda da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos no Acre - Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
5º destaque

Programa Mais Ciência na Escola leva laboratórios maker a escolas públicas do Acre com investimento de R$ 500 mil

04/03/2026
Foto: Crystofher Andrade/g1
1º destaque

Bom Condutor: mais de 3,3 mil motoristas do Acre tiveram CNH renovada automaticamente

04/03/2026
Carteira de trabalho — Foto: Gilson Abreu/AEN
3º destaque

Acre inicia 2026 com perda de quase 900 empregos formais, aponta Caged

04/03/2026
Câmara aprovou a redução da maioridade de 18 para 16 anos. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
Geral

Adolescente de 13 anos é internada após tentar matar jovem em abrigo no Acre

04/03/2026
Foto: Reprodução
4º destaque

MP investiga denúncia de maus-tratos a animal no canil municipal no Acre

04/03/2026
Foto: Assessoria
Geral

MPAC alerta para o cumprimento de lei que proíbe tratamento diferenciado entre pacientes particulares e de convênios

04/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Onça mata e come agricultor em seringal

Jovem é alvejado com tiro na cabeça no bairro Cidade Nova

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre