Se dar bem na prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e garantir 1 vaga em universidade federal não é uma tarefa fácil. E para os acreanos o desafio é maior ainda. Segundo o balanço do número de inscritos divulgado na manhã de ontem (7), pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Acre é o estado brasileiro que teve, proporcionalmente, o maior número de candidatos que oficializaram a sua inscrição na edição deste ano do Enem.
Ao todo, o Acre contabilizou 58.364 inscritos para fazer o exame, o que confere ao Estado uma relação (ou ‘média de concorrência’, como preferem alguns) de 79,6 participantes do exame para cada 1 mil habitantes locais. A 2ª maior média proporcional de participantes é a do Amapá, que fechou com uma relação de 62,6 candidatos inscritos para cada 1 mil habitantes. A menor menor média é a de Santa Catarina: 20,5 inscritos/mil habitantes.
Em 2011, as inscrições locais ficaram na casa dos 35 mil. Já na edição de 2012, quando a Universidade Federal do Estado, a Ufac, passou a adotar integralmente o Enem como forma de ingresso às suas vagas, o Acre teve mais de 52 mil inscritos, um recorde de inscrições para a época. Só que neste ano, com os 58,3 mil, houve um acréscimo de 12% nas inscrições acreanas.
A nível nacional, Mais de 7,17 milhões dos interessados confirmaram a sua inscrição no Enem, ou seja 92% do total de inscritos. Inicialmente, 7.834.024 milhões de pessoas haviam feito a inscrição, mas 1.925.581 ratificaram seu registro pagando a taxa de R$ 35,00 e outros 5.247.993 de participantes foram isentos de tal cobrança – isto é, eram pessoas que haviam concluído o ensino médio em escola pública (1.315.506 estavam nesta condição) ou tinham como comprovar que sua renda mensal per capita é menos de 1 salário mínimo (3.932.487).
Este percentual de inscritos confirmados, 92% (7,17 milhões), é um recorde, que foi muito comemorado pelo Ministério da Educação. Nos anos anteriores, o Enem registrou índices de ratificação das inscrições de 86% e de 89%.
A partir de agora, com as inscrições já confirmadas, os candidatos receberão o cartão de inscrição no endereço fornecido. O documento terá um número, assim como a data, hora, o local de prova, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas. As provas do exame serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, em todos os estados do país, mais o DF.