Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

ANP define data do leilão para explorar a bacia do Acre: dia 22 de outubro

 A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta terça-feira, 11, durante uma audiência pública, a data definida do seu próximo leilão de licitações para a exploração de bacias de riquezas minerais. O leilão está marcado para o dia 22 de outubro. Nesta edição dos arremates, finalmente será leiloada a bacia do Acre (intitulada de ‘Madre de Dios’), que tem amplo potencial para a exploração de gás natural e até de gás de xisto. Já o petróleo encontrado aqui geraria riquezas ao Estado pelo sistema de royalties.

 O leilão também mudou de local. Ele não será mais realizado em Brasília, como estava previsto inicialmente. A disputa pelas ‘marteladas’ será no Rio de Janeiro/RJ. A troca do local se deu por a capital carioca trazer mais ‘facilidades logísticas’ e ‘economia’ à agência reguladora.

A bacia do Acre – que fica situada na região do Juruá e parte no Amazonas – passou por um caminho extenso, de mais de 12 anos, até estar credenciada a ir a leilão. Após sua redescoberta, em 1999, a bacia local virou alvo da atuação política do então senador Tião Viana e só anos depois voltou a evocar os interesses da ANP, entrando no seu plano plurinual de Estudos de Geologia e Geofísica. Assim, ela captou recursos e foram iniciados estudos para a sua exploração.

 Os estudos que asseguram uma exploração segura e rentável no Juruá aconteceram em 3 fases. Entre 2007 a 2008 foram realizados levantamentos aéreos. Já de 2008 a 2010 foram feitos os levantamentos químicos do solo acreano. O 3º e último passo foram os estudos sísmicos, realizados desde o ano passado até recentemente pela empresa Georadar.

 Mas as jazidas acreanas não serão o destaque do leilão da ANP. A grande atração mesmo será o arremate para a exploração de petróleo na camada do Pré-Sal, que é a jazida mais promissora do país, localizada na bacia de Santos. A exploração se dará por regime de partilha de produção.  Para estar habilitada a ir à leilão (e roubar a cena das demais bacias), a camada do Pré-Sal deverá ter seu pré-edital mais detalhado publicado ainda neste mês, pelo Ministério de Minas e Energia.  

 Além da do Acre e do Pré-Sal (Santos/SP), o leilão deverá por na disputa pela exploração as bacias de Parecis, Recôncavo, Parnaíba, São Francisco e Paraná. Com a inclusão do Pré-Sal, o leilão de outubro deverá ser um dos mais badalados da ANP dos últimos anos.

Sair da versão mobile