Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Arraial Cultural promete inovações com ampliação de lugares e de quadrilhas

De 1º a 7 de julho acontece, no estacionamento do Estádio Arena da Floresta, o 15º Arraial Cultura. Neste ano, o evento tem como tema ‘No Seringal de Chico Mendes’, dando início à programação de 25 anos do legado de Chico Mendes.

A uma semana para o começo do evento, os preparativos estão à todo vapor. Neste ano, a festa terá algumas novidades, explica Ivan de Castela, coordenador do arraial. “Iniciamos a organização do evento há 3 meses. A estrutura está quase pronta.

A arena dos folguedos, local onde acontece o concurso de quadrilhas, terá um formato diferente. Vamos ampliar a capacidade de acomodação das pessoas, passando a ter 4 mil lugares. As pessoas não precisarão mais ficar em pé. Toda a distribuição da arena é em formato arredondado”.

Vinte quadrilhas juninas irão se apresentar no concurso estadual. “Onze são de Rio Branco, que acabaram de passar pelo circuito estadual, e 9 do interior. Essa participação está aumentando em cada arraial”.

O sábado será o dia das tradições. “Acontecerá a apresentação das quadrilhas juninas da terceira idade. Manteremos o encontro de sanfoneiros e, além disso, teremos o encontro de repentistas. Para lembrar o seringal, terá o canto “Saudades do Seringal”, com bandas de forró e bingos. Também terá uma exposição sobre o legado de Chico Mendes, uma pessoa que é referência para o mundo inteiro”.

Para fechar o evento, um show será oferecido à população. “No último dia terá a entrega da premiação do concurso estadual de quadrilhas e um show de encerramento com a banda Rastapé, um grupo do nordeste que tem muitas músicas de forró conhecidas, verdadeiramente pé de serra”, concluiu Ivan.

Sair da versão mobile