Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha da febre aftosa é estendida em quatro municípios acreanos

JeffersonA 29ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa começou no dia 1º de maio e terminou no dia 31. Mas, por conta dos índices baixos de vacinação nos municípios de Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Porto Walter, uma força tarefa será realizada até o dia 15 deste mês nestes 4 municípios.

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus.

O rebanho do Estado é de 2 milhões e 680 mil. De acordo com Jefferson Cogo, diretor- presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em Rio Branco o número de vacinação atingido foi satisfatório. “Fechamos a comercialização das vacinas e o número surpreendeu. Ultrapassamos o previsto. Estamos com 1 milhão e 750 mil doses comercializadas. Tínhamos uma expectativa para esta etapa, de maio, para vacinar o rebanho até 24 meses, exceto nos municípios de fronteira. Na região do alto e baixo Acre, as metas foram atingidas”.

Os criadores devem declarar a vacina nos escritórios do Idaf. “Quem não fez o procedimento aqui em Rio Branco vai receber uma multa por não ter vacinado e terá seu cadastro bloqueado, não conseguindo transitar com o gado e nem comercializar. A pessoa deve procurar o escritório local e fazer um pedido de vacinação especial. Vamos conceder a autorização para a compra. A multa é de R$ 50,00 por não ter cumprido a vacina no calendário. Os que já efetuaram a vacina têm até o dia 15 para declarar”, ressaltou o diretor.

A carne bovina movimenta grande parte da economia do Estado, garante Jefferson. “Nosso rebanho tem qualidade excelente. Comercializamos carne para o mercado de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Isso tudo fomenta a economia do Acre. A pecuária é um carro chefe hoje”.

Sair da versão mobile