Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com Dia D, Acre atinge 34% de cobertura de vacinação contra a poliomielite

A campanha de vacinação contra a pólio, ou paralisia infantil, começou de forma ‘regular’ no Acre. Com o Dia D realizado no último sábado, 8, a campanha imunizou, apenas neste final de semana, 26.061 crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos – isto é, o público alvo. Isso representa uma cobertura de 34,3% no Estado, lembrando que a meta nacional é chegar aos 95% (o que totaliza 72.187 crianças no Acre; 100% seriam 75.986 crianças acreanas).

Só em Rio Branco, a meta é vacinar mais de 20 mil crianças.

Com tal índice, o Acre ficou com a 2a menor cobertura de vacinações da Região Norte, a frente somente do Pará (que fechou o final de semana com cobertura de 34,16%). O maior índice da região ficou com Rondônia, que ficou com 53,1%, já passando da metade da meta estipulada. O Norte, em média, fechou o sábado e domingo com cobertura de vacinação de 38,85%, um pouco acima, mas não muito distante da realidade acreana.

Em todo o país, a média nacional de cobertura deste final de semana ficou em 46,88%, bem superior à taxa acreana. Ao todo, o Governo Federal espera vacinar 12,9 milhões de crianças. Até agora, com o Dia D, já conseguiu imunizar mais de 6 milhões. Os estados com a maiores cobertura são: São Paulo (62,29%), Rio Grande do Sul (62,20%), Paraná (57,78%) e Rondônia.

Voltando ao cenário acreano, ainda faltam serem vacinadas 49.925 crianças até o fim da campanha, que será no dia 21 de junho (até a próxima sexta-feira). Em outras palavras, a população precisa colaborar mais e levarem seus filhos para tomar a gotinha. Vale destacar que o Acre, nos últimos anos, vem conseguindo alcançar a meta afixada pelo Ministério da Sáude. Inclusive, com bons números.

Também é importante ressaltar que todos estes dados foram repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde até às 17h do final da tarde de ontem, dia 10, e divulgados pelo Ministério da Saúde. Portanto, eles estão sujeitos a atualizações diárias.

Sair da versão mobile