Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Conferências municipais de meio ambiente têm datas marcadas em todo o Estado

O país se prepara para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Mas antes, cada Estado está organizando suas próprias conferências estaduais e municipais. O Acre já deu o pontapé inicial e o Governo do Estado está com a agenda fechada de conferências em todos os municípios, já realizadas em Santa Rosa do Purus e Assis Brasil. Nesta sexta-feira, 28, ela será em Porto Acre.

As conferências são organizadas através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), numa parceria com entidades civis e empresas privadas. E o tema deste ano é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, abordando as maneiras como cada cidade deve destinar corretamente seu lixo, com o prazo de adequação nacional chegando ao fim em 2014.

A etapa estadual da Conferência de Meio Ambiente acontece em Rio Branco nos dias 3 e 4 de setembro, na Ufac. Nela serão tratadas as propostas levantadas pelos municípios, antes de encaminhar as propostas acreanas para a etapa nacional. Poderão ser encaminhadas propostas nos eixos de Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais e Geração de Emprego e Renda.

Apenas Rio Branco tem um destino correto e adequado para os seus resíduos sólidos. As outras 21 cidades do Estado precisam resolver a questão o mais rápido possível. Porém não é fácil. Procurando uma solução, os municípios do Alto Acre se reuniram em consórcio para arquitetar um plano, já Bujari e Senador Guiomard procuram maneiras de fazer uma parceria com a Unidade de Resíduos Sólidos de Rio Branco. (Samuel Bryan / Agência Acre)

Sair da versão mobile