Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funasa realiza o I Encontro de Educação em Saúde Ambiental para Gestores e Técnicos Municipais

Funasa - OLA Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual do Acre realiza, desde ontem, o I Encontro de Educação em Saúde Ambiental para Gestores e Técnicos Municipais.

O encontro tem como objetivo apresentar a Portaria nº 560, a qual instituiu o Programa de Fomento a Projetos de Educação em Saúde Ambiental, explicou Shirlene Azevedo, chefe do serviço de saúde ambiental da Funasa.

Apresentamos a portaria nº 560, que fala da linha de financiamento da Funasa em ações de educação e saúde ambiental. O edital está aberto para que as prefeituras e o governo façam propostas nessa área. As linhas de financiamento vão desde as associações de catadores, questão de resíduos ou desastres, tudo voltado na questão ambiental”.

A linha de financiamento selecionará entidades governamentais (municípios, estados e Distrito Federal), voltados às ações de educação em saúde ambiental para a promoção de saúde e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. A Funasa irá dar o apoio na elaboração dessas propostas. “O município terá que entrar no sistema de convênio, fazer a carta-consulta, que será analisada em Brasília para aprovar. Todos os municípios podem participar. Os que têm o IDH abaixo têm prioridades de participação”, ressatou Shirlene.

A Funasa tem o papel hoje não só de saneamento básico, mas também de educar a população com relação ao meio ambiente, disse Renata Silva e Souza, superintendente do órgão. “Estamos com uma linha de financiamento para os municípios de projetos para trabalhar educação ambiental com a população. Até o dia 11 de julho os municípios podem fazer a inscrição. O valor mínimo de solicitação para cada cidade é R$ 100 mil. Essa é uma atividade que a própria prefeitura de cada município deveria trabalhar”.

José Cláudio, secretário de Meio Ambiente de Feijó, destacou que o município a importância de participar do edital. “De nada adianta construir obras se não se trabalha a saúde e educação ambiental, tendo em vista que é o foco. Pretendemos desenvolver esse trabalho no nosso município. Agora iremos dar continuidade com um pouco mais de conhecimentos, esperamos aprender muito ao longo desses dois dias”.

Sair da versão mobile