Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

História de aluna de 18 anos do Senai/AC ganha prêmio nacional

Estudante
A aluna Daiana Silva dos Santos, 18, é mais um exemplo de superação desvendada pelo Projeto BipBop Brasil, da empresa Schneider Eletric em parceria com o Senai. Sua história lhe rendeu o prêmio nacional de “Aluno Destaque”, durante o Encontro Anual Senai BipBop 2013, ocorrido no início do mês de junho em São Paulo/SP.

Nascida em Boca do Acre/AM, ela veio para Rio Branco em busca de melhores condições de estudos. Em 2010, prestou o Enem, cuja pontuação lhe rendeu uma bolsa de estudo em uma Instituição de Ensino Superior, ingressando na primeira turma de engenharia elétrica do Estado. Assim, a garota conheceu profissionais da área e mostrou ainda mais interesse em se capacitar. Sua dedicação chamou atenção do colega de faculdade e instrutor da Escola Senai, Fábio Reis, que também é docente do Programa BipBop (sigla inglesa para “Alavancar negócios e inovações para as pessoas que estão na base da pirâmide social”) no Estado, convidando-a para participar do curso “Iniciação à Eletricidade”.

Bolsa e contrato – A aluna relata que sua maior intenção, ao entrar no projeto, foi a oportunidade de imersão na prática da área que ela escolheu atuar. “Até então eu era totalmente leiga no assunto. Dentre tantos outros, o maior benefício que o Projeto BipBop me trouxe foi a bolsa que consegui do Senai/AC como Jovem Aprendiz, para manter meus estudos na instituição, e um contrato com uma construtora do Estado”, enumera.

De acordo com a gestora do programa no Acre, Soraia Mesquita, quando o Departamento Nacional solicitou que enviassem histórias de alunos que foram destaque no projeto, a escolha natural foi por Daiana. “Achamos que ela merecia. Todos os regionais enviaram as suas histórias e a nossa ficou entre as finalistas. Então, durante o Encontro, ela foi a vencedora”, relata Mesquita.  “O fato de ser a única mulher da turma já destacou Daiana, que mostrou seu talento na área, ainda considerada masculina. Ela conquistou isso tudo com o próprio esforço e, com certeza, será uma grande engenheira”, acredita Fábio Reis. (Ascom Fieac / Com informações de www.schneider-electric.com.br)

Sair da versão mobile