Na noite de sexta, 21, ocorreu, no auditório do Hospital das Clínicas de Rio Branco, a formatura de novos técnicos em enfermagem com a formação realizada integralmente pelo governo do Acre. O critério para a seleção era ter a menor renda familiar. O curso foi executado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
Participaram da solenidade o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, a coor-denadora da Escola de Saúde Anna Abreu, a coordenadora do curso técnico em Enfermagem Sabrine Benigna e autoridades locais.
“Tivemos que acelerar a formatura, pois devido aos estágios em instituições de saúde, houve várias solicitações para que os formandos começassem a atuar”, disse Anna Abreu.
Jércica de Matos, técnica em enfermagem, relata: “Sempre quis fazer esse curso. Trabalho na limpeza pública da cidade, como margarida, tive que vencer muitos desafios, e às vezes até pedido de familiares para desistir, mas o meu sonho de ir além me fez persistir até o final. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”.
A história de superação de Jércica é mais uma entre muitas de vivenciadas pelos que concluem os cursos oferecidos pelo governo do Estado, os quais têm trazido a oportunidade de novos profissionais recuperarem sua autoestima e ingressarem no mercado de trabalho, mudando o rumo de suas vidas.
Marco Brandão diz: “a partir de agora vocês têm a responsabilidade de dar tratamento digno às pessoas de que vocês vão cuidar, dedicando todo o respeito, carinho, agindo de forma humanizada. A dignidade de quem atende deve ser dispensada aos que necessitam de cuidados”. (Tamara Smoly / Assessoria IDM)