Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Manifestantes liberam BR-364, em Rodrigues Alves

Manifestantes incendiaram pneus para bloquear via Foto Genival Moura G1O tráfego de veículos na BR-364 foi liberado na última sexta (28), depois de ficar interrompido por cerca de sete horas devido a uma manifestação dos moradores do município de Rodrigues Alves. O bloqueio, a 11 quilômetros de Cruzeiro do Sul, foi suspenso depois que os manifestantes receberam do Governo do Estado, a confirmação de que seriam feitas melhorias nas vias de acesso ao porto do Rio Juruá e na balsa que atravessa veículos e pessoas até à BR-364.

O bloqueio que durou cerca de 7 horas provocou quilômetros de congestionamento no sentido Tarauacá-Cruzeiro do Sul. Empresas de ônibus que fazem o transporte de passageiros entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco tiveram que cancelar as viagens no horário da manhã.

Segundo o assessor especial do Governo do Estado, Itamá de Sá, será feito o asfaltamento das vias de acesso nas duas margens do rio e também houve a garantia da empresa responsável pela balsa, de que serão feitas melhorias na embarcação que presta o serviço. Uma nova reunião entre os líderes do manifesto e representantes do governo foi marcada para o dia, 8 de julho.

Motivação
Rodrigues Alves fica na margem esquerda do Rio Juruá e os moradores precisam atravessar o rio para pegar a BR-364 que permite o acesso a Cruzeiro do Sul onde muitos trabalham. Segundo eles, nos dias de chuva, as vias de acesso à balsa que atravessa os veículos, ficam escorregadias. Eles reclamam ainda que a embarcação apresenta problemas com frequência causando transtorno aos usuários.

Diante da situação, centenas de moradores decidiram bloquear a rodovia para chamar a atenção do governo. Eles montaram uma barreira com galhos de árvores e atearam fogo em pneus impedindo a passagem dos veículos. Os líderes da manifestação usaram um carro de som para proferir discursos e palavras de ordem. (Genival Moura, Do G1/AC)

Sair da versão mobile