Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morhan e prefeitura abrem a semana de combate à hanseníase em Rio Branco

MorhanInformar ainda é a melhor forma de conscientizar as pessoas sobre uma doença. Ou pelo menos esta é a grande aposta do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (o Morhan) e da Prefeitura de Rio Branco para a Semana Municipal de Combate à Hanseníase. A campanha foi aberta ontem, às 9h, pela prefeitura e pela entidade, em frente ao prédio-sede do Morhan no Acre, situado na Avenida Getúlio Vargas.

Depois da abertura da semana, as atividades seguiram, ainda na manhã de ontem, com uma sessão solene na Câmara Municipal.

A iniciativa tem como objetivo principal controlar e combater o avanço epidemio-lógico do bacilo da hanseníase na capital acreana. Mas de que maneira pode haver esta contenção? Abrindo os olhos da sociedade para 2 realidades. A primeira delas é que a doença é letal, mas, com devido tratamento, ela é curável. A segunda é que o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo SUS.   

Para hoje, dia 28, a programação prevê uma mobilização na Praça da Bandeira, no ‘Novo Mercado Velho’, a partir das 19h. O ato visa levar a populares maiores informações sobre a doença, desde as formas de controle e prevenção até o sintomas, características do mal de Hansen e o tratamento. A ideia é que, quanto mais informada a população for, mais livre ela estará do contágio da doença.  

A semana também serve como uma forma de avaliar as ações de combate à hanseníase em Rio Branco e também destacar a luta dos portadores da doença contra o preconceito social.

Sair da versão mobile