30 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

30 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

PEC 37 e Reforma Política dão o tom do movimento ‘Dia do Basta” em Rio Branco

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/06/2013 - 01:32
Manda no zap!CompartilharTuitar

Mais de 15 mil acreanos foram às ruas de Rio Branco, no ‘Dia do Basta’, que aconteceu neste sábado, 22, segundo estimativa da Polícia Militar do Estado do Acre. De modo pacífico e ordeiro os manifestantes ocuparam a Praça Eurico Dutra e as escadarias do Palácio Rio Branco.
Dia do basta - OL 1
Às 18 horas, os manifestantes deram início ao trajeto que atravessou a ponte Juscelino Kubitschek, cruzou a Sebastião Dantas e prosseguiram pela Avenida Marechal Deodoro até a  Praça Plácido de Castro.

Ao som de Cazuza, com ‘Ideologia’ e Caetano Veloso, ‘Alegria, Alegria’, os manifestantes empunhavam cartazes com mensagens de ordem como: “O Acre acordou!”, “Volta Estado Laico” e  “Isso não é Protesto é Progresso”.

Uma das principais pautas de reivindicação do movimento era contra a PEC 37/2011. A PEC que está em tramitação no Congresso visa retirar do Ministério Público o poder de investigação criminal.  

A estudante de Direito, Larissa Lima, 20 anos, disse que a PEC é uma afronta a Democracia, pois permite a impunidade. “Eu vim reivindicar contra a PEC 37 e essa é uma oportunidade de dizer não à impunidade”

Outra bandeira de luta no movimento que se mostrava evidente era o pedido de Reforma Política. Vários eram os cartazes e faixas com pedidos urgentes de mudanças na conjuntura política brasileira. No início do ano a Reforma Política que tramitava no Congresso Nacional foi retirada de pauta e “engavetada”.

Manifestos contra a corrupção eram evidentes. Os manifestantes pediam melhor uso dos recursos públicos. O estudante de 16 anos, Mateus Marreiro, fez o seguinte cartaz: “O dinheiro público é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!”. Questionado do porquê da mensagem, ele respondeu: “Esse dinheiro é nosso e deve ser gasto conosco e com boas obras”, disse.

O movimento GLBT também marcou presença no “Dia do Basta”. Os cartazes que chamavam a atenção era contra o Projeto que tramita na Câmara Federal, de autoria do deputado Marcos Feliciano, intitulado “Projeto Cura Gay”. Nesse sentido, os manifestantes se posicionavam contra e ques-tionavam. “Marcos Infeliciano, o doente gay em tratamento terá direito ao Bolsa Gay?”, dizia os manifestantes parodiando o nome do parlamentar.

Outros se mostravam não contra a Seleção Brasileira, mas sim contra a corrupção. “Não somos contra a seleção, somos contra corrupção”, diziam.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Um grupo de jovens pedia menos cargos comis-sionados, principalmente, no Judiciário. “Menos cargos comissionados e mais concursos”. A estudante de Direito Raissa Gomes pontuou que os cargos comissionados é sinal de enfraquecimento da democracia, pois tira os direitos dos demais cidadãos.

Tinha protesto de todos os gostos. O mais engraçado, talvez, seja este: “mais saúde, mais educação e menos funk no busão”.
protesto - OL 1

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Arraial Cultural promete inovações com ampliação de lugares e de quadrilhas

Próxima Notícia

Primeira Ação Comunitária da prefeitura leva cidadania e lazer ao Tancredo Neves

Mais Notícias

Foto: Cedida
5º destaque

Evento de aeromodelismo em Rio Branco deve reunir pilotos de todo o país neste fim de semana

29/10/2025
Deracre avança na recuperação da Passarela Joaquim Macedo. Foto: Luy Andriel/Deracre
Geral

Deracre reforça base da Passarela Joaquim Macedo em nova etapa de obra

29/10/2025
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Geral

Desemprego atinge 16,7% da população de Rio Branco, mostra pesquisa da Fecomércio-AC

29/10/2025
Mãe de Isabella Nardoni pede expulsão da acreana Carol Lekker da Fazenda; saiba por que
6º destaque

Mãe de Isabella Nardoni pede expulsão da acreana Carol Lekker da Fazenda; saiba por que

29/10/2025
Foto: Assessoria
Destaques Cotidiano

Sindmed critica exposição de médicas e diz que caso José Pedro foi transformado em espetáculo: ‘Medicina não é ciência exata’

29/10/2025
Foto: Marcos Vicentti/Secom
4º destaque

Aleac aprova convocação de Pedro Pascoal para explicar caso de bebê declarado morto que chorou no enterro

29/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Primeira Ação Comunitária da prefeitura leva cidadania e lazer ao Tancredo Neves

“Uma vergonha, uma indecência, uma falta do que fazer”, diz Moisés Diniz sobre a PEC 37

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre