Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura padroniza comércio em calçadão do Centro da cidade

Pref1906A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Obras, padronizou as barracas dos camelôs que vendem seus produtos na lateral do Colégio Acreano, no calçadão na Rua Benjamim Constant. No lugar de bancas de tamanhos e cores diferentes e cordões espalhados, foram instaladas 54 bancas com cobertura e espaço adequado para os comerciantes exporem os produtos, como roupas e brinquedos. Nesta segunda-feira, depois de almoçar nas pensões do mercado Elias Mansour, o prefeito Marcus Alexandre, foi ao local verificar as novas instalações dos comerciantes, que demonstraram satisfação com o espaço.

Os comerciantes explicam que o novo cenário atraiu mais clientes, que não entravam nos corredores cheios de cordões nas tendas e lonas espalhadas. Márcia dos Santos conta que agora se sente dona de loja e diz que “banca é para vendedor de bombom, eu tenho uma loja”. Ela mostra com orgulho a máquina de cartão de crédito, que possibilita mais vendas. “Minhas vendas aumentaram bastante e por isso investi nessa nova modalidade de vendas. E vai melhorar ainda mais quando a gente for para o shopping popular”, garante ela. Seu Raimundo Rodrigues, que vende no centro há mais de 30 anos, diz que a nova barraca o tirou do sol e da chuva.

O prefeito Marcus Alexandre diz que todas as intervenções feitas no local: a reforma do Terminal Urbano, a obra do novo Camelódromo e a segurança feita pelo policiamento municipal, garantem maior comodidade para os comerciantes e clientes. Quanto às novas barracas, explica que os clientes passaram a ter o acesso mais livre na área do Colégio Acreano. “As pessoas sabem que aqui tem mercadorias mais baratas, mas o acesso era limitado, com muitos obstáculos, o que foi resolvido agora. Medidas simples que valorizam os camelôs”, relata.

O vice presidente da Associação dos Camelôs, Edi Celular, ressalta que a prefeitura está melhorando, a cada dia, as condições de trabalho da categoria. “Quem trabalha no Terminal já sentiu a diferença. As donas de pensão, que trabalhavam quase no meio da rua vão ganhar espaços novos e adequados e agora os camelôs do calçadão foram beneficiados com essas bancas padronizadas. E com o shopping popular a situação ainda vai melhorar muito”.

“Todas essas ações indicam respeito às pessoas, mais vendas e mais lucro. Essa tem sido a linha de administração do prefeito Marcus Alexandre e o povo está gostando desse novo jeito de cuidar da cidade”, conclui o vereador Gabriel Forneck.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile