Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura transforma sonho da creche em realidade no Residencial Aroeira

Prefeito 3006“Nosso compromisso com as crianças aqui do Residencial Aroeira não é apenas de gestão, é um compromisso de vida”. Foi dessa forma emocionada que o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, assinou no final da tarde desta sexta, 28, a ordem de serviço para a construção de uma creche que irá oferecer também ensino infantil a todas as crianças do bairro.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como a deputada federal Perpétua Almeida, o deputado estadual Lira Morais, os vereadores Gabriel Forneck, Graça da Baixada e Raimundo Vaz, além de diversas lideranças comunitárias e também dos próprios moradores, que fizeram questão de prestigiar o evento.

Mas quem compareceu em peso à assinatura da ordem de serviço foram justamente aquelas que serão as grandes beneficiadas pela obra, as crianças. Quando estiver concluída, a creche irá oferecer 165 novas vagas e é a primeira a ser construída dentro do programa Brasil Carinhoso, do governo federal.

A creche do Residencial Aroeira será apenas a primeira de dez creches que a prefeitura de Rio Branco irá construir em parceria com o governo federal. A expectativa do prefeito Marcus Alexandre é que até o início do ano letivo do ano que vem, mais 1.650 novas vagas possam ser oferecidas às comunidades mais carentes da nossa cidade.

Essas vagas irão se somar as 1.050 novas matrículas que já foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) somente este ano, num esforço que a prefeitura de Rio Branco está realizando para que mais cinco mil novas vagas sejam criadas até 2016, além das quase 20 mil matrículas que a Secretaria realiza todos os anos.

A notícia de uma creche no Aroeira animou as mais de 600 famílias que residem no Residencial. Dona Francisca Viana dos Santos diz que agora vai ter onde deixar o seu filho para poder trabalhar. Ela lembra que uma creche é uma reivindicação dos moradores desde que o local foi entregue à comunidade, há mais de 3 anos.

Dona Maria Valdelice também está animada. Com um filho de apenas dois anos, ela diz que a prefeitura de Rio Branco está de parabéns pela iniciativa, que segundo ela já era esperada há algum tempo. Ela representa o anseio de todas as mães de que os seus filhos possam ter um ensino infantil de qualidade.

O vice prefeito e secretário municipal de Educação, Márcio Batista, fez questão de lembrar que o projeto das creches foi apresentado ainda pelo ex-prefeito Raimundo Angelim e que essa escola, classificada como tipo B (com creche e pré-escola) ainda vai chegar a outras regionais da cidade.

O presidente da associação dos moradores do Residencial Aroeira, Francivânio Rabelo, além de agradecer o empenho do prefeito Marcus Alexandre, destacou a importante parceria com o governo federal, através do programa Brasil Carinhoso, lançado pela Presidenta Dilma Roussef, sem o qual o sonho não estaria sendo realizado.

O prefeito Marcus Alexandre ressaltou os esforços que a prefeitura de Rio Branco está fazendo no sentido de melhorar a infraestrutura do local e frisou que, já neste primeiro momento, a escola terá irá atender diretamente 165 crianças. “Com as dez creches do Brasil Carinhoso será mais 1.650 novas vagas no ano que vem”, afirmou.

“Estamos dando sequência ao trabalho do ex-prefeito Raimundo Angelim. Não podemos esquecer ainda o apoio da Câmara, que tornou possível fazer a creche o mais rápido possível e o empenho pessoal de Tião Viana em ajudar a Prefeitura para que possamos melhorar ainda mais a vida das pessoas. Não vamos descansar enquanto não cumprirmos esse compromisso com os moradores aqui do Aroeira, que para nós é um compromisso de vida”, disse Marcus Alexandre. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile