Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Segurança lança Semana Nacional contra as Drogas

Com o foco em promover atividades que fortaleçam a participação da família e da comunidade escolar na luta pelo combate ao uso de entorpecentes entre as crianças e os jovens, a Semana Nacional Contra as Drogas iniciou oficialmente nesta segunda-feira. Junto ao evento, a “Campanha pela Paz”, organizada pelo governo do Estado em parceria com o Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e igrejas foi lançada. A ação acontece entre dias 24 e 29 deste mês.

A campanha tem como objetivo principal o envolvimento da comunidade na prevenção, já que a repressão não tem alcançado os objetivos e a criminalidade não diminui, explicou o secretário de Segurança Pública Reni Graebner. “Vamos fazer um trabalho de prevenção contra as drogas e a violência, hoje em dia a intolerância está muito forte. Queremos o envolvimento de toda a sociedade exatamente para isso. A polícia não pode atuar sozinha. Há a necessidade de um envolvimento de toda a sociedade e por isso vamos fazer esse trabalho de prestação de serviços, esclarecimentos e difusão. É um trabalho transversal, com envolvimento de toda a comunidade”.

O secretário frisou que as drogas estão relacionadas diretamente com a criminalidade. “Se nós conseguirmos reduzir o consumo das drogas, os índices de crimes irão cair. A prevenção aos que ainda não foram absolvidos por esse vício, é um do nosso público alvo. Precisamos trabalhar fortemente para que eles não sejam usuários. As escolas, pais e associações estão participando, unidos para melhorar essa situação”.

Mário Elder, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, ressaltou a importância da mobilização. “Essa semana uma série de atividades será realizada no Mercado da Sobral, de tal maneira para que possamos levar a informação, o esclarecimento e principalmente a sensibilização. As drogas estão em todas as partes e o uso é uma questão pessoal de cada um. Queremos que as pessoas saibam que não vale a pena usar e depois se tornar um dependente. Sabemos que esta questão é abrangente, todas as consequencias que ela traz atingem várias pessoas”.

O Ministério Público tem ações de prevenção e investe em parcerias para inibir o uso e o tráfico de drogas, destacou o promotor de justiça Oswaldo D’Albuquerque. “Nós temos obtido bons resultados que vem ao encontro do que a população quer, a dignidade e reintegrar essas pessoas à sociedade, tratar não só o usuário como também as família. As políticas públicas voltadas à prevenção do tráfico de drogas vem ao encontro disso”.

Sair da versão mobile