Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria Municipal de Saúde lança cartilha para orientar serviços de alimentação

 A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou, na manhã de ontem, uma palestra orientativa sobre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/2014 e lançou a Cartilha de ‘Boas Práticas para Serviços de Alimentação’. Cerca de 150 pessoas, entre membros das associações dos supermercados e dos bares e restaurantes, além de permissionários do Terminal Urbano, participaram do evento.

 Luana Esteves, diretora da Vigilância em Saúde do município, explicou sobre o tema em discussão. “Esta palestra foi sobre a RDC 216, que dispõe sobre as boas práticas do serviço de alimentação. Uma equipe de fiscais e auditores está neste projeto fazendo a vigilância orientativa. As boas práticas de alimentação influem na redução das doenças transmitidas por alimentos. Orientamos e alertamos as exigências mínimas que existem na resolução”.

  Ao longo do tempo, a Vigilância Sanitária vem fazendo orientações. “Mais uma vez instruímos sobre as exigências do álvará sanitário e da legislação para as fiscalizações. A cartilha é relacionada às boas práticas de serviço de alimentação, que contem os requisitos mínimos dos procedimentos. É uma cartilha de linguagem fácil e ativa. Ela tem todo o passo a passo que as pessoas devem seguir. Hoje é necessário que os manipuladores e comerciantes tenham estes conhecimentos. Não se pode comercializar um alimento de qualquer forma”.

 Comerciantes e consumidores podem ter o acesso à cartilha, ressaltou Rutilene Sena, diretora da Vigilância Sanitária. “Toda a pessoa que comercializa e manipula o alimento deve saber o que está vendendo ou comprando. Temos disponível na Vigilância Sanitária a nossa cartilha. Quem quiser ter alguma orientação ou informação sobre a RDC 216, pode nos procurar”.

Sair da versão mobile