Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Antônia Sales defende unidade de hemodiálises no Juruá

SalesA deputada Antônia Sales (PMDB) apresentou Indicação para que seja instalado no Hospital Regional do Juruá pelo menos 5 cadeiras para atender os pacientes que dependem de atendimento de hemodiálise. Segundo ela são 30 pacientes. Sales relatou a dificuldade de deslocamento dos pacientes até Rio Branco.

“Quando os rios estão cheios chega a demorar 2 dias de viagem até Cruzeiro do Sul. Os pacientes têm que permanecer em Cruzeiro na casa de parentes e depois seguir para Rio Branco”, comentou a parlamentar.

Ainda de acordo com Antônia Sales, Cruzeiro tem mais de 180 mil habitantes, o que justificaria a contratação de um nefrologista e a capacitação dos enfermeiros para atendimento da população. “Que ele venha [o governador] e que ele sinta essa realidade do nosso município”, salientou.

Sales acrescentou em seu discurso, também, a necessidade de investimentos no setor rural do Estado. Ele chegou a afirmar que o Acre pode ter um colapso na parte de alimentos essenciais na alimentação dos acreanos. “É urgente rever. Do contrário, o Acre não terá alimentos”, frisou a parlamentar, quanto às multas aplicadas pelo Ibama aos produtores rurais.

O deputado Edvaldo Souza (PSDC) acompanhou o pronunciamento da deputada peemedebista e pontuou que há 3 anos visitou o Projeto de Assentamento Oriente, localizado em Rio Branco, e recentemente esteve lá e o projeto continua no isolamento.

“Os agricultores não podem escoar a sua produção. Hoje o pequeno produtor tem até dificuldade para garantir a sua sobrevivência com tantas multas do Ibama. Propriedades que valem R$ 30 mil recebem multas de R$ 82 mil”, finalizou.

Sair da versão mobile