Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados querem reforma política com mandatos de 2 anos e sem reeleição

ReformaO deputado Geraldo Pereira (PT) defendeu     uma reforma política em que os mandatos não ultrapassem os 2 anos de duração. Outra ideia do parlamentar é que, para participar de uma eleição, o candidato não precise ser filiado a partido político.

“Eu defendo 2 anos no máximo de mandato. Por que ter a obrigação de participar de partido político para ser candidato a senador?”, questionou o parlamentar petista.

Diante das manifestações populares que se dissemina por todo o país, Pereira afirmou que quando o eleitor anula o voto, ele está afirmando que não concorda com o sistema atual. Geraldo Pereira radicalizou e salientou: “o gesto mais bonito é que o Parlamento renunciasse”.

O parlamentar defendeu um mandato que honre a confiança popular, antes de qualquer manifestação eleitoral. “Devemos, primeiro, dar conta do mandato e não em reeleição”, argumentou.

Já o deputado Luís Tchê (PDT) defendeu um projeto que unificasse as eleições. “Acredito que os mandatos poderiam ser de 5 anos, quem sabe? As eleições poderiam ser unificadas. E não teríamos mais reeleições”, propôs o deputado pedetista.

O pedetista incorporou em seu discurso a licitação da ponte sobre o Rio Madeira. De acordo com ele, a Aleac deve acompanhar a próxima licitação. “Acho até que poderíamos ir ao Dnit acompanhar de perto a próxima licitação”, finalizou.

Sair da versão mobile