O prefeito Marcus Alexandre e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Acre, Anacleto Grosbelli, assinaram nesta sexta-feira, 28, o convênio para a construção do Shopping Popular de Rio Branco. O ato ocorreu na sala de reuniões na prefeitura com as presenças dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, vereadores, gestores públicos do Estado e do município; o superintendente do Sebrae, João Fecury, e representantes dos comerciantes e permissionários localizados no Calçadão da Benjamin Constant, como o empresário Edi Celular e o presidente do Sindicato dos Camelôs de Rio Branco, José Carlos, o Juruna.
O projeto arquitetônico e em 3D foram apresentados pelo prefeito Marcus Alexandre, que fez um resgate do longo e intenso processo de revitalização das áreas e equipamentos públicos do Centro de Rio Branco. Obras de R$ 17,3 milhões, o Shopping Popular terá cerca de 450 boxes divididos em 3 andares e será construído ao lado do Terminal Urbano. Serão 165 boxes no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde ficará também a praça de alimentação, elevadores e jardins. O empreendimento será erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.
Marcus Alexandre voltou a destacar o empenho dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana e a parceria do governador Tião Viana para a aprovação do projeto de construção do shopping popular até a contratação do convênio e liberação dos recursos, mas especialmente a participação das partes envolvidas no detalhamento do projeto. Foram várias as audiên-cias públicas e reuniões temáticas com comerciantes, os quais puderam emitir suas opiniões acerca do empreendimento. Para o superintendente da CEF, o Shopping “é o novo cartão postal de Rio Branco”. Grosbelli elogiou e repercutiu os elogios aos projetos feitos pela diretoria nacio-nal da Caixa.
Além de garantir mais clientes para os empresários, o Shopping Popular também deverá se tornar uma referência para o turista em relação ao artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até 1.350 empregos diretos e indiretos, fortalecer a economia popular, criando um espaço adequado para comercialização de produtos regionais e locais.
Também com projeto a ser apresentado pelo prefeito, a próxima etapa do prevê a revitalização de todo o calçadão da Benjamin Constant e da orla do Rio Acre nas imediações do Shopping Popular. “Nosso espaço é de 1996 e não dá mais para trabalhar ali. O Shopping traz felicidade para aquela região”, disse Juruna.
“Radicalizar na transparência”
O prefeito Marcus Alexandre instituiu a Comissão de Transparência, colegiado multidisciplinar que acompanhará, de modo criterioso, o processo de licitação e a execução das obras até sua conclusão. Entre muitos outros, participam do grupo os comerciantes e vereadores.
O senador Jorge Viana falou da necessidade de se “radicalizar na transparência”, adotando-se todas as medidas necessárias para que a população acompanhe de modo sistemático a aplicação de cada real na obra. “Está no nosso DNA fazer o melhor para Rio Branco”, disse o senador. De seu lado, Aníbal Diniz agradeceu à equipe técnica da Prefeitura. (Ascom PMRB)