Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Nada faz o governador desviar o foco das ações sociais”, diz diretor do Iteracre

“Não há nada que faça o governador Tião Viana desviar o foco de ações de alcance social, como a regularização fundiária”, disse o diretor do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson de Araújo Figueiredo. Bombardeado pela Operação G-7, o governo não deixou de cumprir um dia sequer a agenda da titulação de terrenos, que leva dignidade às famílias da periferia das cidades do Acre. É sobre este e outros assuntos que o diretor do Iteracre fala em entrevista.

– Até aqui, quanto o governo regularizou de terrenos no Acre?
Desde a criação do Iteracre já foram emitidos seis mil de Títulos de Propriedade. Desses, quatro mil foram emitidos há cerca de 1 ano.

– Dos programas do atual governo, o de regularização de terrenos, da sua pasta, é, talvez, o mais barato, menos problemático e de maior alcance. Como é dirigir a pasta?
A regularização fundiária chega aos bairros que já estão consolidados e se encontram dotados de todos os serviços de infraestrutura, como rede de água e esgoto, rede de energia elétrica, pavimentação de ruas, calçadas e drenagem. Por isso, é necessário estabelecer parcerias para que o trabalho seja realizado. Como o trabalho é desenvolvido em todos os municípios, é necessário estabelecer também parcerias com as prefeituras. As equipes que trabalham em campo tem que lidar ainda com a distância da família, pois passam dias longe de casa. O trabalho rea-lizado pelo Iteracre é muito intenso e é possível dizer que a regularização fundiária é, na verdade, a consequência da realização dos programas de governo que estão em desenvolvimento.

– O que pensa o governador Tião Viana sobre esse assunto até ano que vem?
O governador Tião Viana é extremamente sensível à causa da regularização fundiária. Ele sabe que legalizar os lotes do nosso Estado traz inúmeras melhorias. Com o título de propriedade em mãos, as pessoas tem acesso às linhas de crédito nas instituições bancárias, o que fomenta a economia do estado e melhora a qualidade de vida da população.

– Quais são as próximas comunidades beneficiadas?
Em Rio Branco, o Iteracre trabalhou esse ano nos bairros Boa União, Jorge Lavocat e Montanhês. Agora, o bairro Pedro Roseno tem sido beneficiado. No próximo semestre do ano, moradores dos bairros da Pista, da Glória, Bahia Nova e Bahia Velha devem receber o título de propriedade. No interior do Estado as atividades também estão em desenvolvimento. Em Brasiléia o maior bairro do município, Eldourado, deve ser contemplado ainda este ano. Moradores de Sena Madureira também vão ser beneficiados

– Até onde a Operação G7 prejudicou o andamento das regularizações de terrenos no Acre, prejudicando famílias?
O compromisso do governador Tião Viana com as famílias acreanas não permitiu que os programas de governo em desenvolvimento fossem suspensos, assim ninguém ficou prejudicado, nem o processo de regularização fundiária, que está em pleno desenvolvimento em todo o Estado.

– Você tem pretensões políticas?
Não tenho, minha única pretensão é me dedicar à execução das atividades de regularização fundiária no Acre e legalizar o maior número de lotes possível. (Assessoria)

Sair da versão mobile