Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Perpétua Almeida preside sessão solene em homenagem à Marinha do Brasil

 Para homenagear à Marinha do Brasil no 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo no dia 11 de junho de 1865, data magna da corporação, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) realizou na manhã desta quinta-feira (6) sessão solene na Câmara dos Deputados com a presença de representantes das três Forças Armadas e parlamentares.

 Em seu discurso, Perpétua Almeida ressaltou o importante papel que hoje a Marinha desempenha na manutenção dos interesses marítimos do país, na segurança de sua costa e de suas riquezas, como o pré-sal, e em projetos como o Programa Antártico e na construção de submarinos nucleares. A deputada fez uma referência especial por ter sido a Marinha a primeira das três Forças a incluir mulheres nos seus quadros e a promover a primeira mulher a Contra-almirante, Dalva Mendes.

 A deputada que preside a Subcomissão Especial de Acompanhamento dos Projetos Estratégicos da Defesa Nacional lembrou que é preciso investir na indústria da defesa como propulsora da geração de emprego, das novas tecnologias e sedimentação do conhecimento, segundo afirmou a própria presidente Dilma Rousseff, recentemente. A parlamentar acreana, que presidiu no ano passado a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e este ano mantém-se na vice-presidência, exaltou os marinheiros e as marinheiras na proteção da chamada Amazônia Azul, visando garantir a soberania de um país grande e forte como o Brasil.

 A deputada fez referências positivas ao trabalho de assistência médica e odontológica prestado pela Marinha às comunidades ribeirinhas da região Norte do Brasil, por meio dos navios-hospital com médicos, enfermeiros e medicamentos gratuitos à população. “Quero saudar, neste momento, a todos os marinheiros e marinheiras que se encontram em águas brasileiras e ou internacionais trabalhando e defendendo o Brasil. Mas, acima de tudo, quero fazer uma saudação especial aos homens e mulheres da Marinha que vivenciam a realidade sofrida das comunidades ribeirinhas da minha Amazônia levando esperança, dignidade, solidariedade e saúde às populações pobres do meu Acre e de outros estados da nossa região”.

 Participaram da homenagem, além de marinheiros e marinheiras, o comandante da Marinha, almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armada, almirante-de-Esquadra José Carlos de Nardi, o chefe do Departamento Geral de Pessoal, representando o comando do Exército, general do Exército Sérgio Etchegoyen, o comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, representando o Comando da Aeronáutica, Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Bermudez, e o chefe do Estado-maior da Armada e secretário-geral da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Monteiro Lopes.

Sair da versão mobile